Farol: atual gestão já executou obras em mais de 1.400 quilômetros de estradas rurais
Um trabalho constante de preservação e melhorias de estradas rurais vêm sendo realizado pela atual gestão do município de Farol, dentro de um projeto de desenvolvimento agrícola. Ao todo são mais 1.400 quilômetros de estradas já atendidas com serviços realizados, sendo aproximadamente 80 quilômetros de cascalhamento e mais de 20 quilômetros em levantamentos de estradas nos últimos dois anos.
As ações são da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente. Visam a eficiência do escoamento das safras, a qualidade do transporte escolar e melhores condições para o deslocamento de moradores da zona rural. Também são realizados serviços de manutenção e construção de bueiros e pontes. Para se ter ideia, somente nos primeiros meses do ano foram 220 quilômetros de manutenção de estradas, sendo seis quilômetros com deposição de cascalho, além de cinco bueiros limpos e outros quatro construídos.
O prefeito Oclecio Meneses e o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, David Maieski, estiveram vistoriando recentemente trabalhos que vêm sendo executados e conversando com produtores rurais na região do Banco da Terra, Assentamento Paraná e na Estrada Pompeu, nos últimos dias. Na oportunidade eles trataram sobre projetos de trabalho a fim de suprir necessidades dos produtores e moradores rurais.
Meneses também falou da importância dos trabalhos da administração no meio rural, lembrando que a economia do município é essencialmente agrícola. “É trabalhando diariamente junto com as atividades do campo e atendendo as necessidades que fazemos cada vez melhor. São muitas as dificuldades, mas junto com a comunidade rural buscamos o sucesso da agricultura”, disse ele, justificando que o trabalho é executado em toda a extensão do município com maquinário próprio e servidores municipais.
Regiões atendidas
Importantes obras de adequação de estradas com a deposição de cascalhos foram realizadas nas regiões da Placa São Carlos, Alto da Boa Vista, Estrada Cristo Rei e Água da Fartura. Na região da Vila Seca foi executada uma obra de 25 quilômetros de cascalhamento.
Recentemente também foi realizada uma obra de pavimentação com material fresado na estrada de São Vicente, divisa de Farol do Araruna em uma parceria de municípios.