Farol comemora 30 anos hoje. Neste sábado, ‘Arraiá de Aniversário’ celebra a data
O município de Farol comemora nesta sexta-feira (23), 30 anos de emancipação político administrativa (Jubileu de Pérola). Para não deixar a data passar em branco, a gestão municipal realizará no sábado (24), o “Arraiá de Aniversário”, com show da Banda Garrafão. O município fará também no sábado o acendimento de uma fogueira de cerca de 13 metros de altura.
A programação acontece em uma estrutura montada junto à prefeitura da cidade. Às 19h30 será realizada Santa Missa, em seguida homenagem e benção ao município com show pirotécnico. A festança contará ainda com apresentação de danças juninas, barracas com comidas típicas, parque de diversões e apresentação do Projeto Qualidade de Vida.
Nesta sexta-feira (23), o município promove solenidade cívica e lançamento de um Selo Comemorativo para marcar o Jubileu de Pérola. O prefeito da cidade, Oclecio Meneses, destaca que a cidade comemora os seus 30 anos com ‘grandes obras, conquistas e programas municipais’.
Entre as obras está a construção da nova sede da prefeitura. Uma área com 1.000 metros quadrados, revitalizações da Praça da Matriz e do Parque das Flores, entre outras. “Farol vive hoje um bom momento. Basta andar pela cidade e conferir os inúmeros investimentos que vêm sendo feitos, consolidando o processo desenvolvimento da cidade”, destacou.
Outras obras realizadas pela atual gestão estão: a reforma completa do CMEI, novo Centro de Fisioterapia, reestruturação da Praça de Lazer Casemiro Balcerzac, instalações de galerias pluviais e bueiros no acesso secundário e restauração de estrutura para Secretaria de Educação. O monitoramento inteligente, com câmeras de segurança da mais alta tecnologia, projetos de pavimentação e recapes de asfalto, revitalização da Avenida Paraná, iluminação de Led na cidade e distrito de Martinópolis, renovação da frota de veículos e maquinários, além de Programas Sociais, Saúde e Educacionais, também estão entre as ações da atual gestão.
Meneses lembrou da união de sua equipe em prol do bem comum e parabenizou toda a população pelos 30 anos do município. “Agradecemos o apoio da comunidade nesta jornada de trabalho com responsabilidade. Temos muito a comemorar. Devemos agradecer primeiramente a Deus, a equipe da administração, aos vereadores e demais autoridades e toda população de Farol. Temos famílias abençoadas em nosso município. Com as obras em andamento, cada dia mais e nossa população vem tendo mais qualidade de vida”, frisou.
Fogueira
Em alusão a São João, o município aproveitará as comemorações dos seus 30 anos para o acendimento de uma fogueira de 13 metros de altura. A fogueira deverá ser acesa logo após a Bênção ao Município, como parte do Show Pirotécnico. Meneses esteve acompanhando a montagem da estrutura da realização, inclusive do trabalho de empilhamento de madeiras da fogueira, durante a semana. Ele destacou a importância da programação comemorativa ao Jubileu de Pérola do município, ainda resgatando a tradição junina homenageando São João. “Planejamos uma grande festa para a família farolense e comunidade regional”, argumentou.
História de Farol
A colonização de Farol ocorreu a partir de 1938, pelo pioneiro Silvério Quintino Ribeiro, na comunidade rural de Alto Boa Vista e em meados de 1942, quando chegaram à região, vindas do Sul do Estado, as famílias de Manoel Soares de Lima e Antonio Dutra.
Os pioneiros derrubaram a mata onde hoje se localiza a sede municipal de Farol. Em 1948 já existia um pequeno povoado, que ganhou o nome de Pinhalão D’Oeste, denominação efetivamente geográfica. Em 1955, a comunidade foi elevada à categoria de distrito de Campo Mourão, com a denominação de Farol. A origem do nome deve-se ao fato do cruzamento das estradas de Campo Mourão/Farol (Pinhalão D’Oeste), e Campo Mourão/Boa Esperança (Barreirão)/Arapuá (Barreirinha)/Janiópolis (Pinhalzinho).
Contam os pioneiros que no entroncamento destes caminhos às margens do atual Rio Farol, existia uma placa de indicações dos principais rumos a tomar, como se fosse um farol para os navegantes se orientarem nas direções devidas, o que originou o nome Rio Farol, e depois município de Farol.
Em 1989 foi constituída uma comissão pró-emancipação, presidida por Gentil de Lima Costa e, em 23 de junho de 1991 aconteceu o plebiscito, onde a população aprovou a proposta de tornar o distrito em município. A data do plebiscito foi escolhida para marcar o aniversário, embora a lei estadual criando o município tenha sido aprovada em 25 de outubro. A instalação oficial ocorreu em 1º de janeiro de 1993. Conforme estimativa de 2021, do IBGE, a cidade tem 2.995 habitantes. O primeiro prefeito do município foi Gilmar Cardoso.