Fechamento de escritório da Copel em Engenheiro Beltrão causa transtornos à população

O fechamento do escritório da Copel na cidade de Engenheiro Beltrão está causando transtornos à população. Os serviços foram terceirizados, causando a redução do horário de atendimento aos moradores. Na cidade, quem precisar de atendimento após o meio dia, por exemplo, não consegue mais, tendo que retornar somente no outro dia. A situação está causando a indignação popular. 

No local era possível solicitar informações sobre os serviços comerciais de ligação, religação, vistoria técnica, verificação de tensão e/ou leitura, troca de padrão, trocas de disjuntores, atualização de dados cadastrais, solicitação de ressarcimentos por danos elétricos, dentre outros serviços técnicos especializados.

Devido ao problema, o ex-vereador Luiz Tavares Rosa, mais conhecido como Luizinho, atualmente secretário de Obras e Viação em Engenheiro Beltrão, encaminhou ofício à Acamdoze (Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze), e Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), para que o horário à população volte a ser o dia todo. 

“É um absurdo a Copel atender o consumidor apenas meio período. Em Engenheiro Beltrão quem trabalha fora da cidade em frigoríficos de frango, por exemplo, sai de madrugada e só retorna ao meio dia. Quer dizer que se estas pessoas precisarem resolver algum problema referente a conta de luz não conseguem. E tem mais, se estou esperando para atendimento e tem outra pessoa na minha frente sendo atendida e der meio dia o sistema encerra e tenho que voltar para casa sem atendimento. Ou seja, perdi o meu tempo esperando. É um absurdo isso que vem acontecendo não só em Engenheiro Beltrão, mas em todo o Paraná”, desabafou Luizinho. 

Segundo ele, o atendimento ao público antes da terceirização era oito horas por dia, porém, agora está sendo apenas quatro horas. Ou seja, reduziu pela metade. O fechamento de escritórios na região está causando transtornos a moradores de outros municípios também. O ex-vereador informou que somente o escritório regional de Campo Murão está mantendo o atendimento o dia todo.  “A Copel cobra um absurdo na conta de luz e ainda tem coragem de reduzir o atendimento ao consumidor, como isso é possível”, questiona. 

O secretário disse não ser contra a terceirização desde que não prejudique o atendimento à população.  Segundo ele, o Ministério Público também foi acionado sobre a situação. “Esperamos realmente que alguma medida seja tomada para resolver este problema”, comentou. 

Reabertura 

Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná, um requerimento apresentado pelo deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) que pede ao diretor-presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, providências referentes ao fechamento da Agência de Atendimento da Copel na cidade de Engenheiro Beltrão. 

Segundo o deputado, o fechamento do escritório tem ocasionado transtornos aos cidadãos que usufruíam da prestação de serviços na agência. A reclamação sobre o fechamento chegou ao conhecimento do deputado através de um documento enviado pelo prefeito Rogério Rigueti e pelo presidente da Câmara de Vereadores de Engenheiro Beltrão, Valdir Hermes da Silva (Americano), encaminhados através de Luizinho.

Guerra pede providência para a reabertura do posto de atendimento com a justificativa de que a cidade de Engenheiro Beltrão é sede da Comarca Judiciária que abrange os municípios de Quinta do Sol e Fênix.

Outro lado

Em contato com a Assessoria de Imprensa da Copel, a TRIBUNA foi informada que com relação ao pedido de reabertura de atendimento em seu antigo escritório no município de Engenheiro Beltrão, a empresa segue a regulação estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que prevê carga horária de atendimento de acordo com o número de ligações atendidas pelas concessionárias em cada município. 

“No caso dos municípios que possuem de 2 a 10 mil ligações atendidas, é prevista a disponibilidade de quatro horas diárias, caso de Engenheiro Beltrão, onde a Copel atende 6.023 ligações de energia elétrica. Ressaltamos que o atendimento prestado na cidade pela Instaladora Andrade obedece aos critérios de qualidade estabelecidos pela Copel, com um tempo de espera abaixo de 15 minutos para 98% do fluxo recebido diariamente, que é de 30 a 40 clientes”, diz a nota encaminhada à reportagem.