Fênix fará campanha de coleta de pneus velhos

A prefeitura de Fênix vai realizar uma campanha para coleta de pneus usados que estejam abandonados nos quintais das residências. Conforme anunciou o município, a ação será realizada de 17 a 20 de fevereiro. A expectativa é que seja recolhida uma grande quantidade desse material.

Para que a campanha tenha sucesso, a prefeitura pede aos moradores que tenham pneus velhos em seus quintais para que deixem na calçada que um caminhão do município passará recolhendo para a destinação final adequada.

Segundo o prefeito do município, Eurípedes Molina Tasca Junior (PSD), a ação leva em consideração que o pneu é um dos principais criadouros do mosquito Aedes aegypti, pela natureza de condições favoráveis de abrigo e proteção, e é encontrado com frequência nos domicílios, com potencial de se tornar criadouro do mosquito. “Além disso, se descartados em locais inadequados, o material prejudica o meio ambiente”, frisou.

O prefeito ressaltou a importância de a comunidade retirar os pneus de seus quintais e deixar em frente às residências. “É uma ação que não vai gerar custo algum ao morador e só trará benefícios à população, uma vez que estaremos eliminando possíveis criadouros de Aedes Aegypti”, ressaltou.

Importante lembrar que nenhum outro tipo de material será recolhido, ou seja, somente os pneus. De acordo com estudos, um pneu usado que não tenha mais utilidade, se descartado na natureza, levará cerca de 100 anos ou mais para se decompor. E estando sujeito ao tempo, poderá facilmente se tornar um criadouro de larvas do mosquito da dengue, morada de insetos e outros bichos, colocando em risco a saúde pública.

“Temos que ter a consciência e pensar que nossa família poderá ser a vítima de animais peçonhentos ou um mosquito da dengue, caso tenhamos em nossa residência um pneu jogado no quintal ou desprotegido. Portanto, é importante que cada um faça sua parte”, ressaltou o prefeito.

A campanha de recolhimento será realizada em parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras, Secretaria de Saúde e Rotary Club de Fênix.