Feriado do padroeiro sem eventos em Peabiru e Moreira Sales

Este ano o feriado do padroeiro São João Batista nas cidades de Peabiru e Moreira Sales, comemorado nesta quarta-feira, dia 24, não teve evento público por conta da pandemia de Coronavírus. Apenas celebrações religiosas foram realizadas pela igreja católica em homenagem ao santo, primo de Jesus. 

Em Peabiru não houve nem mesmo novenas. Nesta quinta-feira, foi celebrada missa às 10 horas e outra às 19 horas, na igreja matriz, tudo dentro das regras de distanciamento. Bem diferente do ano passado, quando foi realizada quermesse, almoço, festa junina com fogueira e até baile gaúcho.

Em Moreira Sales também não teve evento festivo como em anos anteriores, mas novenas desde o dia 1º de junho nas comunidades, inclusive na zona rural. O tema das novenas foi sugestivo: “Com São João na pandemia, sem perder nossa alegria”. O dia do padroeiro também teve celebração solene na matriz.

Santo

Nascido em Isarel, João Batista é filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, prima de Maria, Mãe de Jesus. Em sua missão de adulto, foi morar no deserto e pregou a conversão e o arrependimento dos pecados manifestos através do batismo. Daí o nome João Batista, ou seja, João, aquele que batiza. 

Foi o precursor de Jesus (seu primo) e anunciou a vinda e a salvação que o Messias traria para todos. Depois dele, não houve mais nenhum profeta em Israel. Seu nascimento, de uma mulher estéril, também foi anunciado a Zacarias por um anjo. Por causa de seu carisma, algumas vezes o povo pensava que São João Batista era o Messias. 

Quando o próprio Jesus, o verdadeiro Salvador, foi ao encontro dele para ser batizado, João disse: Eu é que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim? (Mt3-14). Mas Jesus confirmou e São João Batista batizou-o, dando início à vida pública do filho de Deus. É um dos três santos celebrados no mês de junho e o costume de acender fogueiras deve-se à lenda que Isabel teria feito isso para anunciar seu nascimento.