Fiep dará start nesta sexta ao Fórum Regional no Noroeste, que abrange a Comcam
A região Noroeste do Paraná, que abrange a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), iniciará, nesta sexta-feira (5), discussões sobre prioridades para a indústria na região para o lançamento dos Fóruns Permanentes Regionais da Indústria, da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). O evento será realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), das 8 às 12 horas.
Poderão participar lideranças da área industrial, entidades parceiras e poder público. A intenção é mobilizar a sociedade para discutir as principais necessidades do setor da região, procurando possíveis soluções, a fim de buscar o fortalecimento da indústria regional, contribuindo com subsídios para se estruturar uma política industrial em todo o Estado.
Edson Vasconcelos, presidente da Fiep, coordenará os fóruns. Também está prevista a presença do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros. Prefeitos e deputados estaduais e federais da região, lideranças industriais e presidentes de entidades representativas do setor produtivo e da sociedade civil do Noroeste também foram convidados.
Fóruns Regionais
Distribuída em 6 regionais do estado (Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e litoral, Campos Gerais, Noroeste, Norte, Oeste e Sudoeste), a Fiep está realizando encontros, por meio dos Fóruns Regionais da Indústria, a fim de aproximar a Federação de suas bases e dar suporte aos empresários industriais. Os eventos de lançamento iniciaram no mês de março e devem ir até maio.
Em Maringá, serão apresentados o perfil atual da indústria da região Noroeste e reflexões sobre algumas das principais áreas que precisam ser aprimoradas para que o setor ganhe impulso. Entre os principais pontos já levantados, estão questões como formação de mão de obra, empregabilidade, infraestrutura, geração e fornecimento de energia, inovação e produtividade.
Após o evento de lançamento, nesta sexta, serão realizadas oficinas temáticas ao longo do ano, podendo, algumas delas, ser regionalizadas. Além dos aspectos de maior preocupação demonstrados na 28ª Sondagem Industrial, temas que serão sugeridos pelas lideranças locais e validados pela Fiep também poderão ser abordados. Esse conteúdo servirá de subsídio para que a Fiep formule propostas concretas para uma política industrial eficiente para o Paraná.
Apoio
Os apoiadores para a realização dos fóruns, na região Noroeste, são: o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR); a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap); as Coordenadorias das Associações Comerciais e Industriais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor), do Noroeste (Cacinpar) e da Região Centro Ocidental (Cacercopar) e de Entre Rios (Cacier); as Associações Comerciais e Empresariais de Maringá (Acim), de Umuarama (Aciu), de Paranavaí (Aciap) e de Campo Mourão (Acicam); os Conselhos de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), de Campo Mourão (Codecam) e de Umuarama (CDU); as Associações dos Municípios de Entre Rios (Amerios), do Médio Noroeste do Paraná (Amenorte), do Noroeste Paranaense (Amunpar), e da Região de Campo Mourão (Comcam); o governo do Estado, por meio das secretarias da Indústria, Comércio e Serviços, do Planejamento e do Trabalho, Qualificação e Renda.