Folga para servidor público gera debate em Janiópolis

Recentes aprovações de leis em alguns municípios da região garantem folga para servidores no dia do aniversário. Em Janiópolis essa lei existe mas deixou de ser cumprida desde 2017 após um acordo entre os vereadores com o prefeito Ismael Dezanoski. Só que o assunto gerou um debate acirrado na sessão de segunda-feira (28), entre alguns vereadores. 

Como na segunda-feira foi dia do servidor público, em Janiópolis, como nas demais prefeituras da região, não teve expediente ao público. O vereador José Cláudio do Prado (Pé de Boi), que é servidor estadual, sugeriu que essa comemoração também seja “banida”. O assunto gerou polêmica e áudios da sessão ganharam as redes sociais no município.

Funcionário da Emater, “Pé de Boi” disse que trabalhou normalmente na segunda-feira, enquanto os servidores municipais tiveram folga. “Me perdoem, mas isso deveria ser abolido. O servidor tem que trabalhar todos os dias, como fizemos hoje. Já derrubamos a lei do dia do aniversário”, disse o vereador, ao cumprimentar os servidores pelo seu dia.  

O vereador Nei da Saúde, que é funcionário da prefeitura há 22 anos, rebateu as colocações do colega. “Temos pouca coisa para nos ajudar e o que tem ainda estão querendo tirar. Tem coisas que a gente tem que escutar, entrar por um ouvido e sair por outro. A maioria dos funcionários trabalha no fim de semana e só recebe 50 por cento”, disse o vereador Nei.

Autor do projeto de lei que criou a folga no Dia do Aniversário dos Servidores, o vereador Elias Veloso também se manifestou. “Concordo que o servidor tinha sim que tirar folga no dia do seu aniversário, comer seu franguinho caipira com sua família. Isso foi tirado pelo prefeito, enquanto outros municípios estão criando agora essa lei”, observou o vereador.

Em entrevista à TRIBUNA o prefeito Ismael Dezanoski disse quando assumiu o mandato em 2017 teve que fazer várias mudanças para conseguir administrar a cidade, inclusive no Plano de Carreira dos Servidores. Uma delas foi a folga no dia do aniversário. “Janiópolis é uma cidade pequena, onde a população depende muito dos serviços públicos e a folga no dia do aniversário não se justifica”, pondera o prefeito.

Para ele, o que o servidor necessita da administração municipal são condições de trabalho e receber o pagamento em dia. “É nisso que temos focado, com muito sacrifício em função da crise que todos os municípios atravessam. Estamos pagando a folha em dia, o 13º também, estamos colocando em dia as licenças e horas extras que pegamos tudo em atraso”, acrescenta o prefeito.

Ele ressalta que a prefeitura conta com 240 servidores ativos e a folga no dia do aniversário gerava transtornos. “Já teve caso de coincidir de três professoras fazerem aniversário no mesmo dia. Aí os alunos ficaram sem aula e o contribuinte teve que pagar como se essas professoras tivessem trabalhado”, observa o prefeito, ao acrescentar que não se trata de suprimir direitos, mas de garantir a gestão pública.