Fórum em Maringá discutirá soluções para gestão de resíduos sólidos na próxima semana
Na próxima quarta (13) e quinta-feira (14), das 9 às 18 horas, será realizado o 2º Fórum Norte-Paranaense de Gestão de Resíduos Sólidos, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Regional Maringá. O evento é gratuito ao público, sendo necessário realizar inscrição prévia clicando aqui, com entrada mediante doação de 2 quilos de alimentos.
Organizado pela Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais (Anpea) e patrocinado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e Mutua PR, o espaço é destinado a representantes do poder público, como secretários municipais, agentes ambientais, supervisores e fiscais, estudantes de diversas áreas e público em geral, incluindo, por exemplo, engenheiros, empresários, advogados, professores e promotores de justiça se engajarem em ações de sustentabilidade. Na primeira edição, o fórum reuniu mais de 180 participantes de todo o país.
O objetivo é promover uma ampla discussão e trocas de experiências sobre práticas sustentáveis e soluções inovadoras para a gestão de resíduos sólidos. Para isso, a programação inclui palestras, compartilhamento de experiências e apresentações de boas práticas por parte de empresas e organizações.
O evento contará, ainda, com exposição dos promotores de justiça, coordenadores e chefes do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) da Regional Campo Mourão e Maringá, acerca da Operação Percola. Como parte da ação, eles atuaram em cerca de 90 municípios, visando ao combate a irregularidades na gestão de resíduos sólidos no Paraná, incluindo descarte inadequado de resíduos, licenças ambientais, unidades de transbordo e outras.
Entre as explanações realizadas no primeiro dia – quarta-feira (13) –, será abordado o tema “Modelos de gestão e municípios de pequeno porte: experiências para o gerenciamento de resíduos sólidos”. A fala será conduzida pela advogada Veronica Fiorese de Lima, que é mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela UTFPR e em Administração Autárquica pelo Instituto Politécnico de Bragança e atua no Instituto Água e Terra em Curitiba e na Escola de Gestão do Paraná.
“Irei expor exemplos de boas práticas e como outros locais tiveram êxito em aperfeiçoar seus modelos de gestão, tendo em vista não só as pesquisas que tenho realizado na área, como visitas técnicas nos municípios do Paraná, como também ter atuado nas três Operações Percola”, adiantou. Também será realizada uma apresentação sobre ações bem-sucedidas e modelos de gestão eficientes, como parte de uma contrapartida solicitada pelo Governo da Suécia.
Essa solicitação surgiu a partir da participação no Programa de Treinamento em Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos (TOT), uma parceria entre a Associação de Resíduos e Meio Ambiente do Brasil (Abrema) e o Governo Sueco. O programa teve como objetivo capacitar profissionais do setor público na gestão de resíduos sólidos. Nesse contexto, a Anpea ofereceu a oportunidade de organizar o treinamento dentro do fórum, com foco em modelos de gestão eficientes, estruturados e com papéis bem definidos.
Serviço
Para conferir a programação completa do fórum, bem como realizar a inscrição, os interessados devem acessar o site de divulgação do evento.