Garbim oficializa pré-candidatura à prefeitura de Engenheiro Beltrão: “Estou mais preparado”

Agora é oficial. O comunicador, Adalmir José Garbim Junior, mais conhecido como Garbim, confirmou sua pré-candidatura à prefeitura de Engenheiro Beltrão pelo PSL nas eleições municipais deste ano. Ele se coloca como o pré-candidato da renovação política na cidade. Em entrevista à TRIBUNA, Garbim que também é empresário, proprietário do jornal “Enfoque Regional” (que circula em 7 cidades da região), falou sobre suas pretensões ao município e da expectativa para o pleito.

Ele que já disputou a eleição em 2016 tendo quase 40% dos votos válido (36,36%), disse que hoje está mais preparado para o pleito. Afirmou que colocou o nome novamente à disposição devido ao anseio da população que ‘pede por nomes novos na política’. “Como muitas pessoas somaram a este novo grupo que formamos então partiu a vontade de disputar e oferecer o melhor para o nosso povo”, afirmou.

O pré-candidato já tem como aliados os partidos Cidadania, PDT, PSDB, e PSB. “Estes cinco partidos vão integrar a nossa coligação. Deve somar mais grupos ainda, mas estamos esperando para ver como será esta transição de coligação”, afirmou. Seu grupo irá lançar duas chapas de candidatos a vereadores. Uma com 14 nomes pelo PSL e outra com mais 14 pelo Cidadania.

“Estamos elaborando um plano de governo sólido ouvindo a população. Temos pessoas em nosso grupo que têm conhecimento de administração pública. Eu não faço política sozinho. Adianto também que não haverá ‘vendas’ de cargos. Não farei acordos para vender o município”, adiantou Garbim. Leia abaixo a entrevista na íntegra. 

Tribuna do Interior – Porque você colocou seu nome novamente para a disputa?
È um anseio da população que nomes novos estejam pleiteando o cargo. Em 2016 já participei da disputa, tive uma votação expressiva quase 40% dos votos e desta feita como tive uma  aprovação muito grande apesar de não ter sido eleito, surgiu novamente aquela vontade de colocar o nomes à disposição da população e enfrentar a campanha.  E como muitas pessoas somaram a este novo grupo que formamos então partiu a vontade de disputar e oferecer o melhor para o nosso povo.
 
Sua primeira disputa ficou como experiência. Hoje você se sente mais preparado para pleitear o cargo?
A primeira disputa foi realmente uma boa experiência. Há um ditado que  diz que tem males que vem para o bem. Eu amadureci muito. Aprendi bastante. Hoje eu me sinto mais preparado para disputar o cargo e para ser o futuro prefeito de Engenheiro Beltrão haja vista tudo que eu plantei nestes últimos quatro anos. Conheci mais da política, mais deputados, mais políticos de renome nacional. Me fortaleci para a disputa. Então hoje se eu disputar e vencer as eleições eu tenho muito para oferecer a favor de Engenheiro Beltrão.
 
Além de cidadão nascido em Engenheiro Beltrão você é comunicador e conhece bem os problemas do município. Na sua opinião, quais as principais deficiências de Engenheiro Beltrão e qual será a sua principal bandeira?
Minha principal bandeira é a geração de empregos. A cidade hoje tem um déficit muito grande. Faltam oportunidades. Então temos que gerar emprego. Cuidar da saúde, das pessoas que mais precisam. Há uma deficiência muito grande na área. Muita reclamação da falta de consulta e medicamentos. É uma área também que terá nossa atenção especial. Nós também temos a questão da valorização dos servidores públicos que têm um salário muito baixo. Hoje o cargo de comissão ganha duas ou três vezes mais do que o servidor de carreira. Então temos que valorizar o funcionário e também os professores que hoje não recebem os seus direitos garantidos por lei. A infraestrutura do município como um todo também merece todo cuidado necessário.
 
Qual sua expectativa para a campanha eleitoral?
Infelizmente a campanha já começou com a chamada ‘política suja’ por parte de alguns adversários. Já sofri isso no passado e estou passando isso agora. Mas da eleição passada para esta muita coisa mudou. E eu não vou discutir a minha particular com ninguém. Eu vou discutir projetos para Engenheiro Beltrão. Eu quero discutir ideias e projetos que vão alavancar o município, tirar a cidade desta estagnação que estamos.
 
Como será elaborado seu plano de governo?

Será um plano elaborado considerando os anseios da população. Ou seja, vamos ouvir os moradores para isso. Temos pessoas que têm conhecimento de administração pública que estão comigo. Eu não faço política sozinho. Algumas pessoas falam que o Garbim nunca administrou nada. Olha eu vou ter pessoas para fazer este trabalho. Eu vou ser o prefeito. O gerenciador de tudo. Terei pessoas capacitadas para estar em cada área. Adianto também que não haverá ‘vendas’ de cargos. Não farei acordos para vender o município. Então as pessoas que ocuparão cargos de secretários e comissão serão capacitadas para tal. 
 
Como você definiria Engenheiro Beltrão hoje?
A cidade vive um momento não muito favorecido. Engenheiro Beltrão tem muito potencial. É uma cidade bem localizada estrategicamente, mas isso nunca foi usado em seu favor. Hoje a cidade está estagnada principalmente na área de geração de empregos. Pretendemos nos próximos quatro trabalhar em cima de gerar empregos para a população da cidade.
 
Na eleição que disputou em 2016 você recebeu uma votação bastante expressiva, porém não foi eleito. O que acha que faltou para a vitória?
Nós fizemos 3.200 votos, como eu citei quase 40% da votação. Faltou experiência. Faltou realmente maturidade naquele momento para avaliar o cenário e fazer a escolhas mais assertivas. Só que dentro do projeto que tínhamos que era renovação e continua sendo, se nós erramos foi porque temos princípios. E estes princípios que queremos manter. Então a intenção mais uma vez é uma política independente, sem acordo como no passado e nem como no presente, pensando no futuro. As pessoas que vão estar comigo são pessoas que estão vislumbrando um futuro melhor. E hoje mais maduro e mais propenso a ouvir mais do que falar, eu pretendo em fazer algo realmente diferente para Engenheiro Beltrão.
 
Já tem um pré-candidato a vice definido?
Temos alguns bons nomes que estão sendo avaliados. Pessoas que pertencem aos partidos que estão conosco e dentre este quatro ou cinco nomes vamos avaliar qual caberá melhor dentro do projeto futuro. São nomes de pessoas que tem história e boa índole em Engenheiro Beltrão e que devem agregar o projeto. 
 
Quais partidos estão apoiando até o momento sua pré-candidatura?
Temos o PSL o qual eu sou filiado, Cidadania, PDT, PSDB, e PSB. Estes cinco partidos vão integrar a nossa coligação. Deve somar mais ainda, mas estamos esperando para ver como será essa transição de coligação.
 
O grupo terá chapa de pré-candidatos a vereador?
Sim. Vamos lançar 28 candidatos. Uma chapa pelo PSL e outra pelo Cidadania. 
 
Esta será uma campanha eleitoral diferente de todas as outras por conta da pandemia do Covid-19. Como você vê esta situação e o que espera deste novo modelo de campanha forçado pela pandemia?
A mídia social vai ser usada de forma muito ampla nesta eleição. Até muito mais que no passado. Na eleição passada inclusive tive uma dificuldade muito grande, não pensamos nesta mídia social tão impactante e sofremos com isso. Mas desta vez estamos preparando realmente profissionais a altura para fazer nossa campanha em termos de redes sociais. Além disso, as visitas claro que de uma forma menos intensa. Elas também terão que ser feitas já que os municípios menores têm ainda esta tradição do candidato ir de casa em casa para pedir o voto.  Então  vamos  conciliar as mídias sociais com as visitas de uma forma apropriada conforme a lei nos permitir.
 
Caso você seja eleito prefeito de Engenheiro Beltrão o que a população pode esperar do Garbim?
Pode esperar um prefeito honesto, independente e que ama a cidade e vai brigar pelo povo durante os próximos quatro anos. Eu vou dedicar minha vida por Engenheiro Beltrão durante estes quatro anos para fazer o melhor para a população.