Grupo ‘Pôr do Sol’ inicia turnê de danças pelo Nordeste brasileiro

Formado por 28 integrantes, o grupo tem participado de festivais em vários estados do país e no exterior

O grupo Pôr do Sol, do município de Quinta do Sol, está iniciando, nesta terça-feira (11), uma turnê representando o Paraná no Nordeste brasileiro. As apresentações de danças paranaenses, da região Norte e de quadrilha serão realizadas por 21 integrantes, até o dia 17 de junho, iniciando em Campina Grande, na Paraíba, nesta terça (11) e quarta-feira (12).

Com um repertório de danças de todas as regiões do país, para essa turnê, os dançarinos apresentarão três sequências. Uma delas será de danças paranaenses, outra de danças da região Norte e, ainda, quadrilha junina estilizada nos moldes típicos de Campina Grande. O município paraibano é conhecido por ser palco do “Maior São João do Mundo”, evento que tem vasta programação, durando mais de 30 dias.

De quinta-feira (13) a domingo (16), o grupo participará do Festival Internacional de Folclore de Pocinhos, também na Paraíba, com a oportunidade de tomar contato com diferentes manifestações culturais. Já na próxima segunda-feira (17), as performances seguem na capital do estado de Pernambuco, Recife, onde também serão feitas visitas a espaços culturais e turísticos locais.

Essa será a segunda vez que o grupo se apresentará no Nordeste. Em 2009, participou do Encontro de Folguedos de Teresina, no Piauí. No entanto, os artistas procuram comparecer em, pelo menos, um evento por ano fora do Paraná ou mesmo em outros países.

“Isso é importante para manter a empolgação dos integrantes e enriquecer o currículo do grupo”, disse Lucinei Carneiro, diretor do grupo, ao acrescentar que também é uma forma importante de divulgar e reforçar o título que Quinta do Sol carrega de “Capital Paranaense do Folclore”, concedido pela Lei nº 19.662, em 20 de setembro de 2018.

A formação artística tem mais de 20 anos e, desde 2008, possui convênio com a prefeitura municipal. Além disso, atualmente, alguns projetos também têm sido aprovados por meio de Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o que possibilita manter o grupo vivo e atuante.

Breve histórico do grupo Pôr do Sol

O grupo Pôr do Sol foi fundado em 2002, com o objetivo de pesquisar e reproduzir as danças típicas paranaenses. Sempre com a preocupação de mostrar as tradições do estado com a máxima autenticidade, as pesquisas se direcionaram principalmente para o litoral do Paraná, onde se concentra a maioria das manifestações dessa região do país.

Em 2003, pesquisadores, músicos e dançarinos integrantes da formação viajaram para a cidade de Paranaguá, a fim de coletar informações e manter intercâmbio com os grupos locais.

Algumas das danças alusivas ao estado apresentadas pelo Pôr do Sol são o Fandango do Paraná – conjunto de danças, chamadas de marcas, algumas bailadas, outras sapateadas com tamancos de madeira –, Gralha Azul, Barreado, Colheita do Café, Cuá-Fubá, entre outras.

O grupo também apresenta o “Auto do Boi de Mamão”, tradição tipicamente catarinense, mas que chegou ao litoral paranaense, onde também existem alguns Grupos de Boi.

A partir de 2005, passou a pesquisar e realizar produções, com a mesma desenvoltura, de danças e festas populares de todas as regiões brasileiras. Desde então, o repertório aumentou consideravelmente. Hoje, o grupo carrega muitos conhecimentos da cultura popular brasileira por meio das apresentações que são feitas.

Em função do reconhecimento no desenvolvimento de relevante papel de resgate e divulgação das tradições do povo brasileiro, o Pôr do Sol também recebeu reconhecimento de utilidade pública, pela Lei Municipal nº 427, de 18 de março de 2009.

Atualmente, com 28 integrantes, entre dançarinos, músicos e diretoria, o grupo tem representado o município de Quinta do Sol e toda a região em festivais em vários estados do país e no exterior.