Grupo vai investir R$ 10 milhões na construção de parque aquático em Iretama
O grupo de empresários “Martins e Portes”, de Pitanga, irá investir cerca de R$ 10 milhões na construção do America Park, um parque aquático termal no distrito de Águas de Jurema, na cidade de Iretama, distante 69 quilômetros de Campo Mourão. Os donos do empreendimento estiveram no município nessa terça-feira (12), onde fizeram o lançamento da pedra fundamental da obra.
De acordo com o sócio proprietário do empreendimento, Nelton Giovan Martins, o parque aquático será um dos mais modernos do Brasil. Os serviços de terraplanagem da edificação já iniciaram. A previsão é que o parque esteja aberto ao público no prazo de um ano, até a conclusão da obra. Inicialmente, o empreendimento irá gerar entre 80 a 100 empregos diretos. Uma nova oportunidade a pessoas do município e do próprio distrito que buscam uma vaga no mercado de trabalho. “O projeto é inspirado nos mais modernos parques aquáticos do Brasil”, falou Martins.
Para se ter ideia, a estrutura vai contar com uma piscina de ondas de 1,5 milhão de litros de água, playground infantil e juvenil, piscinas de relaxamento, piscinas de hidroginástica, toboáguas, “rio lento”, “rio selvagem”, praça de alimentação ampla e moderna com hamburgueria, pizzaria, sorveteria, e choperia, entre outras atrações. “Tudo isso no mesmo local, além de vários quiosques espalhados pelo parque para ficar mais acessível aos visitantes”, comentou Martins. A projeção é receber diariamente cerca de 3 mil visitantes de todo o Paraná e outros estados do Brasil.
Segundo Martins, o local foi escolhido estrategicamente pelo grupo, principalmente por conter fontes de águas termais. O empresário informou que o parque será construído em três etapas. A primeira compreende a construção da piscina de ondas, piscinas cobertas, playground infantil e juvenil, praça de alimentação e toboáguas.
A segunda etapa prevê a construção do “rio lento”, piscinas de relaxamento, e piscinas hidroginástica. Por fim, a terceira fase do projeto vai contemplar a construção do “rio selvagem”. No Brasil, esta opção de atração só é encontrada no Beto Carreiro World e Thermas dos Laranjais, em São Paulo.
O prefeito de Iretama, Wilson Carlos de Assis (PP), destacou a importância do investimento para o município e região. “Vai gerar emprego e renda. Vai gerar mais riquezas ao município e elevar o nome da região no Brasil. Só temos a agradecer a confiança do grupo em Iretama”, comentou.
O gestor destacou que o investimento vai contribuir para melhorias no distrito, beneficiando as famílias que residem no local e ao seu entorno. “Já estamos investindo no distrito com a implantação de tubulações de galerias pluviais e recape asfáltico”, frisou. Assis elogiou também o trabalho do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que atuou com rapidez para liberação das licenças ambientais para acelerar o empreendimento. “Temos que agradecer a equipe de Curitiba que nos recebeu muito bem. Fomos acompanhados pelo secretário Marcio Nunes. Também agradecemos ao Fabiano Viúdes, do escritório Regional em Campo Mourão, que nos deu toda atenção”, reconheceu.
Assis acrescentou que o município ofereceu todo suporte possível para que o empreendimento pudesse se tornar realidade em Iretama. “É o sonho de qualquer prefeito conseguir trazer um investimento desta envergadura para a sua cidade. É maravilhoso”, falou. Ele observou que um dos grandes desafios dos pequenos municípios é a geração de emprego. “Este empreendimento vai gerar emprego na construção civil e depois de concluído”, falou.