Historiador faz estudo sobre comunidades rurais de Araruna

O historiador Gabriel Henrique de Souza, 22, morador de Araruna, está fazendo mestrado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, sobre as famílias de trabalhadores rurais da cidade. A pesquisa está delimitada a moradores principalmente das comunidades de Lirial de São Luís e do Melão.

Segundo ele, que se formou em História pela Unespar/CM, o objetivo do projeto é trazer as experiências, saberes e as vivências dos moradores das comunidades que por tanto tempo ‘foram deixados de lado na história local de Araruna’.

“A história das comunidades de Araruna sempre foi deixada em segundo plano na história local da cidade. A intenção do projeto é que a história da cidade de Araruna seja narrada pelas lentes dos trabalhadores rurais sobre os seus saberes e experiências vividas na comunidade”, explicou o pesquisador.

Souza informou que a pesquisa teve início em 2020. Nasceu a partir de suas inquietações pela falta de espaço aos trabalhadores rurais para que pudessem compartilhar suas experiências no campo. Ele era morador da comunidade Lirial.

“Hoje a pesquisa está em andamento, com rodas de conversa coletivas que estão sendo gravadas na própria comunidade. Ao final da pesquisa, será produzido um site para um público mais amplo, que contará sobre os saberes, fazeres e experiências compartilhadas pelas famílias”, falou o jovem estudante.

Além do site, informou, a intenção do projeto é realizar também novas experiências de vida a partir das rodas de conversa que cada vez mais estão desaparecendo da comunidade para fortalecer relações sociais mais solidárias, coletivas e humanas. “A previsão é que a pesquisa seja concluída e fique disponível para o público em 2023”, acrescentou.