IBGE faz pesquisa sobre orçamentos familiares na região e ‘mede’ o tempo da população

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou na região de Campo Mourão a 7ª Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2024/2025. Os números subsidiarão as políticas públicas do Brasil. A previsão é que os resultados sejam divulgados em 2026.

O chefe da Agência do IBGE em Campo Mourão, Marcos Vinícius Vicente informou que a pesquisa tem dois objetivos principais: retratar o orçamento e a qualidade de vida das famílias. Esta edição da pesquisa também inclui um módulo que, de forma inédita, pesquisará o uso do tempo da população. Pelo menos 130 famílias serão ouvidas. “Essa pesquisa é mais complexa que as outras que fizemos. O pesquisador chega a ir na casa do entrevistado umas três ou quatro vezes ao longo de uma semana. É anotado todos os hábitos de consumo da pessoa. Por isso demanda bem mais tempo”, disse.

Na região da Comcam, o levantamento será aplicado nos primeiros três meses por amostra nos municípios de Campo Mourão, no Jardim Araucária; em Peabiru, na zona rural; Corumbataí do Sul, também na área rural e em Mamborê, no Distrito de Guarani

“Os entrevistadores utilizarão um tablet e estarão identificados com o crachá e veículo do IBGE”, falou Marcos Vinícius, ao informar à população para que receba os pesquisadores. Segundo ele, a identidade dos trabalhadores pode ser consultada no site do IBGE, no link: respondendo.ibge.gov.br/. Dúvidas podem ser sanadas via telefone da agência de Campo Mourão no número: (44) 9.9772-1021.

O chefe do IBGE ressaltou que a pesquisa apura os itens que integram a cesta de consumo das famílias e os dados são usados como referência para a atualização periódica da lista de bens e serviços cujas variações de preços são mensuradas no cálculo da inflação oficial do País, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também do IBGE.

Com a pesquisa, o IBGE pesquisa os hábitos de consumo da população desde 1970. Avalia as estruturas de consumo, de gastos, rendimentos e parte da variação patrimonial das famílias, oferecendo um perfil das condições de vida da população a partir da análise dos orçamentos domésticos. Além das informações diretamente associadas à estrutura orçamentária, várias características dos domicílios e das famílias são também investigadas, incluindo a autoavaliação subjetiva sobre qualidade de vida.

A POF atualiza a lista de gêneros de consumo que é referência para o cálculo do índice oficial de inflação do país, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Por meio de questionários bastante detalhados, o IBGE consegue saber quanto do orçamento das famílias é destinado aos gastos com alimentos, roupas, medicamentos ou passagens de ônibus, por exemplo.

Serviço

Mais informações ou dúvidas sobre a pesquisa, os interessados podem ligar para a agência do IBGE em Campo Mourão no telefone: (44) 9.9772-1021 ou no link: respondendo.ibge.gov.br