IBGE vai contratar 335 trabalhadores para Censo 2020 na região; veja as vagas
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contratar na região da Comcam 335 funcionários temporários para trabalhar no Censo Demográfico 2020. Os profissionais poderão ser contratados a partir de janeiro de 2020, mediante processo seletivo. O prazo de duração dos contratos será de 1 ano, mas poderão ser prorrogados, com base nas necessidades de conclusão das atividades. O edital para as contratações deverá ser publicado até o fim deste ano, conforme o coordenador do Censo 2020 na região de Campo Mourão, Marcos Vicente.
De acordo com dados repassados à TRIBUNA, serão disponibilizadas vagas para os 22 municípios da área de abrangência da Agência do IBGE em Campo Mourão. As vagas são para recenseadores (282); Agente Censitário Supervisor (30); Agente Censitário Supervisor Administrativo (4); Agente Censitário Municipal (15); e Coordenador Subárea (4). Teremos quatro subareas na nossa região que serão em Campo Mourão, Engenheiro Beltrão, Goioerê e Ubiratã, informou Marcos Vicente.
De acordo com ele, o IBGE vai visitar durante o Censo 2020 um total de 96.730 residências na região e entrevistar uma população estimada em 297.343 pessoas. Veja na tabela abaixo a quantidade de residências que serão visitas por municípios e a população a ser ouvida.
Marcos Vicente destacou que o questionário básico do Censo será composto de 26 perguntas com o seguintes temas: Informações sobre moradores: características do domicílio, identificação étnico-racial para todos os moradores, registro civil para pessoas de até 5 anos de idade, mortalidade, rendimento do responsável pelo domicílio, educação (sabe ler e escrever); Trabalho e Rendimento: informações sobre o trabalho profissional, procura de trabalho, rendimento de todos os trabalhadores, rendimento de outras fontes, deslocamento para o trabalho; Educação: detalhamento de escolaridade e de formação, descolamento para estudo, composição do núcleo familiar, religião, pessoas com deficiência, entre outros.
As informações do questionário básico serão realizadas em 100% dos domicílios, enquanto as do questionário da amostra, em apenas 10%. Até o final de setembro o IBGE estará realizando reuniões nos municípios apresentando aos prefeitos e demais autoridades a estrutura para o censo demográfico 2020 em cada uma das cidades. O IBGE está informando a quantidade de vagas para o município, equipamentos, carros locados bem como a apresentação da sistemática da operação. Outra questão importante nesta primeira reunião é firmar a parceria com as prefeituras, pois apesar de o IBGE participar com os recursos humanos, sistemática e equipamentos, é fundamental a participação da prefeitura e da sociedade no acompanhamento de todo o processo de forma que possa haver transparência e qualidade na cobertura de todo o território, falou Marcos Vicente.
O coordenador disse que o IBGE também solicita às prefeituras um local para instalação dos postos de coletas e móveis, pois o orçamento do órgão não prevê orçamentos para locações de salas em todo o Brasil e nem compra de mobílias que seriam usadas apenas temporariamente.
A partir deste ano, a agência do IBGE em Campo Mourão passou a responder também pelos 11 municípios da regional de Goioerê, após o fechamento da agência do Instituto na cidade, aumentando para 22, o número de cidades atendidas pelo escritório de Campo Mourão. Apenas as cidades de Iretama, Roncador e Terra Boa, que são da Comcam, não pertencem à agência de Campo Mourão. O atendimento as cidades da regional de Goioerê já vem sendo feito desde março.
O último Censo Demográfico foi feito há 10 anos (em 2010). O levantamento apontou na época uma população regional na Comcam de 332 mil habitantes. Marcos Vicente observou que o Censo 2010 é bastante aguardado principalmente pelas prefeituras dos municípios, já que os números impactam diretamente no percentual do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Número de contratações, população e domicílios por cidade
Agência do IBGE de Campo Mourão vai fazer Pesquisa Nacional de Saúde
O coordenador do Censo 2020 na região de Campo Mourão, Marcos Vicente, informou ainda que a agência do IBGE em Campo Mourão vai iniciar nos próximos dias a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). Segundo ele, a PNS é uma pesquisa de base domiciliar, de âmbito nacional, com sua primeira edição no ano de 2013, em 81.767 domicílios em 1.600 municípios.
A pesquisa é fruto de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e com o Ministério da Saúde, faz parte do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares (SIPD) do IBGE e deverá ter uma periodicidade quinquenal. A pesquisa foi representativa para Brasil em áreas urbanas e rurais, Grandes Regiões, Unidades Federativas, Capitais e Restante das Regiões Metropolitanas.
O inquérito foi composto por três questionários: o domiciliar, referente às características do domicílio, nos moldes do censo demográfico e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD); o relativo a todos os moradores do domicílio, que dará continuidade ao Suplemento Saúde da PNAD, respondido por um morador que provê as informações para os demais moradores; e o individual, a ser respondido por um morador adulto (18 anos ou mais) do domicílio, com enfoque às principais doenças crônicas não transmissíveis, aos estilos de vida, e ao acesso ao atendimento médico, explicou o coordenador.
A pesquisa terá sua próxima edição sendo realizada por amostra nos municípios da região da Comcam a partir de 26 de agosto de 2019 e terá duração de aproximadamente 3 meses.