IBGE visita prefeituras para organizar estrutura do Censo 2020

Técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de Campo Mourão, iniciaram visitas aos municípios da região visando a organização de estrutura para o Censo Demográfico 2020. Nesta semana, o coordenador do Censo 2020 na região, Marcos Vinicius Vicente e a chefe da agência do IBGE de Campo Mourão, Priscila Portela Balbino, visitaram o prefeito de Goioerê, Pedro Coelho.

O IBGE busca um local onde será montado um Posto de Coleta do Censo. No local trabalharão os supervisores e o coordenador regional, que irão atuar em seis municípios. Somente para o município de Goioerê serão contratados 27 recenseadores.

As visitas às prefeituras neste sentido iniciaram no segundo semestre. Como o IBGE não tem condições orçamentária de alugar salas em todos os municípios vamos solicitar estas estruturas às prefeituras já dando uma previsão de quando vamos precisar e quando vamos entregar de volta, disse Vicente.

Durante o primeiro semestre, os técnicos visitaram os municípios para fazer a atualização dos mapas. O levantamento fez parte de um planejamento de trabalho em que as equipes verificam a implantação de novos loteamentos, criação de ruas e logradouros, entre outros, para os registros.

A partir deste ano o IBGE de Campo Mourão passou a responder também pelos 11 municípios da regional de Goioerê, após o fechamento da agência do Instituto na cidade, aumentando para 22, o número de cidades atendidas pelo escritório de Campo Mourão. Apenas as cidades de Iretama, Roncador e Terra Boa, que são da Comcam, não pertencem à agência de Campo Mourão. O atendimento às cidades da regional de Goioerê vem sendo feito desde março.

O último Censo Demográfico foi feito há 10 anos – em 2010. O levantamento apontou na época uma população regional na Comcam de 332 mil habitantes. O Censo 2010 é bastante aguardado pelas prefeituras dos municípios, já que os números impactam diretamente no percentual do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Uma contagem deveria ter sido realizada em 2015, mas o Governo Federal não fez devido cortes no orçamento.

Contratações

O governo federal publicou em maio portaria que autoriza o IBGE a contratar até 234.416 trabalhadores temporários para trabalhar no Censo Demográfico 2020. Os profissionais poderão ser contratados a partir de janeiro de 2020, mediante processo seletivo.

O prazo de duração dos contratos será de 1 ano, mas poderão ser prorrogados, com base nas necessidades de conclusão das atividades. O valor das remunerações ainda será definido pelo IBGE. As Vagas previstas pelo Instituto são: coordenador censitário de subárea1 (600); coordenador censitário de subárea 2 (850); agente censitário operacional (1.760); supervisor (4); agente censitário municipal (6.100); agente censitário supervisor (23.578); codificador censitário (120); recenseador (196.000); supervisor PA (1.304); recenseador PA (4.100). As contratações abrangem a região da Comcam.

A cada 10 anos

Com periodicidade decenal, ou seja, realizado a cada 10 anos, o Censo Demográfico tem abrangência nacional. Ele apresenta dados detalhados sobre a população brasileira, que são divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões, Regiões Metropolitanas, Municípios, Distritos, Subdistritos e Setores Censitários. A última edição do Censo foi realizada em 2010. O IBGE estima que, desde então, a população tenha aumentado em cerca de 10,4%.