Incêndio de grandes proporções atinge plantação de eucaliptos na região
Susto aos usuários da via, danos ao meio ambiente e prejuízos ao proprietário de uma plantação de eucaliptos atingida por um incêndio de grandes proporções no início da noite dessa terça-feira (20), na rodovia PR-082, entre Engenheiro Beltrão e Terra Boa. O fogo se espalhou pela grama às margens da via e chegou a invadir uma parte da pista de rolamento, causando perigo aos usuários. Além de grandes labaredas de fogo, uma enorme cortina de fumaça tomou conta do trecho, prejudicando a visibilidade.
De acordo com informações, o fogo teria sido ateado de forma criminosa. As chamas se alastraram rapidamente e consumiram toda a vegetação às margens da rodovia e uma área de plantação de eucaliptos.
Um caminhão-pipa da prefeitura de Engenheiro Beltrão foi empregado no combate ao incêndio. Produtores rurais também auxiliaram com tanques de água. As chamas foram contidas após bastante trabalho. Apesar do susto, ninguém se feriu.
Com o clima seco e quente das últimas semanas, o Corpo de Bombeiros de Campo Mourão alerta a população quanto ao risco de queimadas. O tenente De Souza comenta que nesta época do ano, com a estiagem, ar mais seco e vegetação seca de geadas, a ocorrência de incêndios aumenta bastante. O clima favorece a propagação muito rápida de incêndios gerando sérios riscos à população, ao meio ambiente e à fauna.
Na região, nos meses de julho a outubro há uma maior incidência destes incêndios, pois o solo e os vegetais ficam mais secos, propiciando de forma mais facilitada o início de um foco de incêndio.
“Com relação aos incêndios ambientais, temos sempre orientado à população que evite ao máximo fazer algum tipo de limpeza utilizando fogo. Evitar também atear fogo em restante de lixos ou algo neste sentido. Jogar bituca de cigarro em beira de estrada é outro hábito muito arriscado. Geralmente são estas práticas que costumam provocar os grandes incêndios”, alerta De Souza.
Caso o morador se depare com um incêndio ambiental, deve e ligar para o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros (193) e informar nome, telefone, onde é o incêndio, um ponto de referência, que tamanho está o incêndio, que direção o vento está soprando, se há casas próximas ao incêndio e se há pessoas feridas ou em perigo. Outras recomendações incluem se afastar do lugar para evitar acidentes.
De Souza lembrou que a lei 9.605/98 dispõe sobre sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. A lei determina que provocar incêndios em mata ou floresta é crime, inclusive na forma culposa, o “sem querer”, e tem como penalidade máxima reclusão de dois a quatro anos e multa.
Queimadas em áreas urbanas e rurais podem ser denunciadas também à Secretaria de Meio Ambiente da cidade no telefone (44) 3518-1184 ou ainda ao IAT e Polícia Ambiental no 3523-1915.
Paraná
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Paraná, foram registradas 702 ocorrências de incêndio em vegetação em 125 municípios do Estado desde a última sexta-feira (16). O meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Fernando Gomes, aponta que o aumento no número de incêndios tem relação com uma combinação de fatores. “Percebemos uma redução na precipitação em todo o Estado nos últimos meses, deixando a vegetação mais seca e propensa a incêndios. Além disso, as temperaturas elevadas reduzem ainda mais a umidade, agravando a situação”, diz ele.
Para o fim de semana a previsão é de chuva devido à chegada de uma frente fria. Assim, espera-se que o solo fique novamente umedecido, reduzindo a ocorrência de focos de incêndio.