Inep divulga notas do Ideb. Fênix teve o pior resultado da região

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira). O levantamento é um ‘’termômetro’ criado em 2007 para medir a qualidade do ensino público e privado.

Conforme os números, a cidade de Fênix apresentou o pior resultado da região, com a seguinte nota: 4,9. Campo Mourão também caiu na avaliação. Tinha nota 6,2, atingindo agora 5,7. É a 12ª melhor posição na Comcam. Em 2020, estava em 15º lugar na região.

A queda nos resultados de avaliação foi registrada em grande parte dos municípios, principalmente devido à pandemia da Covid-19. Os novos dados, coletados em 2021 , devem ser interpretados com cautela já que são números ‘distorcidos’, pois foram colhidos em condições – período da pandemia – que acabaram “mascarando”, o verdadeiro retrato da educação.

Conforme os índices (gerais), divulgados nos anos iniciais do ensino fundamental, por exemplo, justamente na etapa em que as crianças enfrentaram dificuldades nos processos de alfabetização à distância, o Ideb nacional foi de 5,8, uma diferença bastante pequena em relação aos 5,9 de antes da pandemia.

Nos anos finais do ensino fundamental, a variação também foi pequena: de 4,9 para 5,1, e no ensino médio, o Ideb ficou estacionado em 4,2 — mais uma vez, evidenciando que os números não indicam necessariamente o que aconteceu com o desempenho dos alunos neste período.

Na Comcam, as cidades com as maiores notas são: Janiópolis (7,3); Terra Boa e Ubiratã, ambas com (7,2); Boa Esperança (6,9), e Juranda e Moreira Sales, que obtiveram a mesma nota: 6,3. Veja abaixo os resultados por municípios. A nota referente à Luiziana não consta no levantamento.

Em coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, afirmou que as estratégias adotadas pelo governo federal, juntamente aos estados e municípios, pretendem levar a uma educação de qualidade, reparando as perdas de aprendizagem decorrentes da pandemia.

O índice é divulgado a cada dois anos, em várias escalas: nacional (em cada etapa escolar), por rede (dos municípios e dos estados) e por escola. O Inep sempre define metas individuais e gerais, levando em conta o contexto de cada região.

Ideb

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

Nota do Ideb por município na Comcam

*O município de Luiziana está de fora da lista divulgada pelo MEC

• Janiópolis – 7,3
• Terra Boa – 7,2
• Ubiratã – 7,2
• Boa Esperança – 6,9
• Juranda – 6,3
• Moreira Sales – 6,3
• Quinta do Sol – 6,2
• Araruna – 6,2
• Engenheiro Beltrão – 6,1
• Peabiru – 6,1
• Mamborê – 6,0
• Campo Mourão – 5,7
• Farol – 5,7
• Roncador – 5,7
• Barbosa Ferraz – 5,6
• Quarto Centenário – 5,6
• Rancho Alegre do Oeste – 5,6
• Nova Cantu – 5,5
• Corumbataí do Sul – 5,5
• Goioerê – 5,4
• Iretama – 5,4
• Campina da Lagoa – 5,3
• Altamira do Paraná – 5,0
• Fênix – 4,9