Iretama: Sanepar realiza nesta semana curso de hidráulica voltado a mulheres
A Sanepar realiza no sábado (20), em Iretama, o curso de manutenção hidráulica residencial voltado exclusivamente para mulheres. A capacitação tem carga horária de oito horas. É ministrada também por mulheres.
Interessadas ainda podem se inscrever pelo link: https://tinyurl.com/ybmse5bv ou via WhatsApp (48) 98833-2208. As participantes vão receber material didático, almoço e lanche sem custo. O curso será na Escola Maria de Lurdes Melo, Avenida Paraná, nº 87, no centro da cidade.
Durante a capacitação, serão abordados temas como técnicas para identificar vazamentos e fazer consertos básicos para a manutenção hidráulica de residências. A capacitação técnica também tem como objetivo promover geração de renda, uma vez que são repassados conteúdos teóricos e práticos visando a execução de reparos nas instalações tanto de água quanto de esgoto.
A Sanepar construiu recentemente uma estação de tratamento de esgoto na cidade, a ETE Pinhalzinho, e assentou 2,8 quilômetros de rede coletora, dando início aos investimentos nesse segmento.
Reuniões comunitárias
Recentemente, a Sanepar promoveu também em Iretama reuniões comunitárias para orientar os moradores sobre os benefícios do saneamento básico e capacitar profissionais para fazer instalações hidráulicas da forma mais eficiente.
Na ocasião, o curso de encanador, realizado no dia 23 de março, reuniu 20 profissionais que trabalham com instalações hidráulicas na cidade. Os participantes aprendem e aprimoram as técnicas para a realização de ligações dos imóveis ao sistema de coleta e tratamento de esgoto, alinhando-se às normas técnicas legais e ambientais vigentes, ficando aptos a executar as ligações para os moradores quando a rede estiver liberada.
Orivaldo Bustus, que trabalha com manutenção há mais de 30 anos, avaliou o curso como ‘bastante proveitoso’. “A gente sempre está aprendendo alguma coisa. Então, o que aprendemos aqui hoje vai nos auxiliar bastante no dia a dia”, disse. Outro participante, José Jair, também elogiou a iniciativa. “A gente só tem que agradecer. Vamos aprendendo a cada dia mais e se qualificando”. O profissional José Carlos Marçal de Oliveira afirmou que as explicações e a aula prática sanaram as dúvidas que tinha.