Juranda abre festa de aniversário com shows e atrações culturais neste sábado

Juranda, a “Cidade do Milagre”, está em contagem regressiva para as festividades em comemoração aos 43 anos de emancipação político-administrativa do município. Os shows, com entrada gratuita ao público, iniciam neste sábado (14), na praça central da cidade. O evento segue, com outras atrações, até a segunda-feira (16), data do aniversário, quando encerrará as comemorações com show da dupla nacional Thaeme e Thiago.

A festa é realizada pela Prefeitura de Juranda, por meio de um acordo de cooperação com o Ministério do Turismo, Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). Durante os três dias, haverá praça de alimentação e expositores locais, que oferecerão produtos variados, como artesanatos, para comercialização, com toda a estrutura e segurança necessárias, garantindo momentos de alegria e diversão para pessoas de diferentes idades.

De acordo com a administração pública municipal, a festa também é uma oportunidade de celebrar os avanços deste ano. “Dois mil e vinte e quatro foi um ano de muitas conquistas para Cidade do Milagre. Recebemos o selo Diamante em transparência pública, entregamos a Clínica de Fisioterapia e a Farmácia Básica, avançamos em infraestrutura, nossa saúde foi reconhecida com um prêmio nacional na II Oficina Nacional do ImunizaSUS e vamos entregar o novo ginásio de esportes, entre tantas outras realizações”, lembrou a prefeita, Leila Miotto Amadei.

Outras obras em andamento ou concluídas recentemente no município incluem a reconstrução do ginásio de esportes, visando proporcionar um espaço moderno e acolhedor para competições esportivas, assim como e momentos de lazer em família, e melhoria no campo da arena multiuso, com troca de grama sintética. Uma novidade na cidade também é o novo espaço gastronômico municipal, que contará com estrutura projetada para valorizar o trabalho dos empreendedores locais dos projetos de turismo religioso e rural e os produtores da agroindústria familiar.

O evento marca, ainda, a despedida da atual gestão. A próxima será assumida pela prefeita eleita Joelma Demeneck. Leila acredita que a nova prefeita dará continuidade às boas ações que vêm sendo implementadas. “Encerro meu mandato com o coração feliz e realizado, com a certeza de que a Joelma, que me acompanhou desde o meu primeiro mandato, fará um trabalho excelente”, destacou. Joelma também deixou um recado a toda a população e região. “Contamos com a presença de todos vocês para prestigiar a nossa festa, para participar conosco”, convidou.

Além das festividades em comemoração ao aniversário do município, outros eventos também estão previstos para as festas de fim de ano. No próximo dia 19, haverá a chegada do Papai Noel, com o espetáculo “Os Encantadores – A Esperança Infinita”, apresentado pelo Espaço Sou Arte. No dia 31, terá Show da Virada, com queima de fogos.

Programação artística

  • Sábado (14) – show com Léo e Raphael, às 22h30
  • Domingo (15) – show com Mayck e Lyan, às 22 horas
  • Segunda-feira (16) – show com Thaeme e Thiago, às 22 horas

Programação de fim de ano

  • Quinta-feira (19) – chegada do Papai Noel com espetáculo “Os Encantadores – A Esperança Infinita”, pelo Espaço Sou Arte
  • Terça-feira (31) – show da Virada, com queima de fogos

O município

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, a população do município é formada por 7.771 habitantes. Juranda foi colonizada por imigrantes europeus. Foram descendentes das comunidades ucraniana, polonesa, italiana e alemã.

Com o passar dos anos, houve a miscigenação com os “brasileiros” vindos de outras regiões do Paraná e do Brasil, em especial paulistas, mineiros, gaúchos e baianos. No final dos anos 1990, também chegaram algumas famílias de origem japonesa. É um município fortemente agrícola.

A partir de 2013, Juranda ficou nacionalmente conhecida como a “Cidade do Milagre”. Isso porque, nesse ano, um menino chamado Lucas – na época, com 5 anos –, caiu de uma janela de 6,5 metros, sofreu um trauma muito severo, sendo hospitalizado. Em pouco tempo, ocorreu a recuperação do garoto.

Com a inexplicável cura, a história dele foi considerada um milagre. Isso levou, inclusive, à canonização dos Pastorinhos de Fátima, os irmãos Francisco e Jacinta Marto, por intercessão atribuída a eles. Atualmente, com projeto de turismo religioso e rural, para o município, enquanto gestão, a importância está nos eventos após o milagre, com a construção turística do projeto “Além do Milagre”.