Leonardo Romero disputa reeleição à prefeitura para continuar projetos

Encerrando nesta sexta-feira (4), a série de entrevistas com candidatos a prefeito da região, o bate-papo é com o prefeito de Quinta do Sol, Leonardo Romero (PSD), que disputa a reeleição no município com seu atual vice, Lucas Almeida (PP). Romero disse que está concorrendo novamente ao cargo porque quer dar continuidade aos trabalhos e projetos iniciados nesta primeira gestão.

Segundo o prefeito, o município ‘tem a necessidade de continuar caminhando para o desenvolvimento social e econômico’. “Promovemos grandes avanços e ainda temos um longo caminho para percorrer e evitar o retrocesso e perdas do que já foi conquistado”, destacou.

Romero e Lucas compõem a chapa “Inovar, crescer e prosperar”, coligada pelos partidos políticos PSD, PP, PRD, Pode, PT, PC do B e PV. A coligação conta com três chapas, com 10 vereadores cada, totalizando 30 concorrentes à Câmara Municipal. “São candidatos homens e mulheres que nos ajudarão a melhorar ainda mais a qualidade de vida da população”, falou o prefeito. Ele comentou também à TRIBUNA suas principais bandeiras, plano de governo, propostas para o município, fez um balanço do atual mandato e falou ainda dos desafios da próxima gestão, caso reeleito. Leia abaixo a entrevista completa.

Tribuna do Interior – Quem é Leonardo Romero?

Leonardo Romero – Sou filho de Walter Romero e Sandra Mara Lazaretti Romero, casado com Gabriela Berg Von Linde, pai do Felipe, empresário no setor agropecuário, formado em Medicina Veterinária. Nasci e cresci em Quinta do Sol, onde escolhi para residir, formar minha família, estabelecer minha empresa e contribuir com crescimento econômico do município.

Porque o senhor colocou o nome à reeleição?

Porque nosso município tem a necessidade de continuar caminhado para o desenvolvimento social e econômico. Promovemos grandes avanços e ainda temos um longo caminho para percorrer e evitar o retrocesso e perdas do que já foi conquistado.

Qual a avaliação que o senhor faz deste primeiro mandato?

Nosso primeiro mandato avalio como positivo. Mesmo assumindo em meio a uma pandemia, acredito que fizemos o melhor para garantir a melhorias no setor público e buscar atender as demandas do nosso município. Avançamos em todas as áreas: melhorias na Saúde, obras de infraestrutura, conservação das nossas estradas rurais, avanços na Educação e geração de emprego, que era um dos principais anseios da nossa população quando assumimos a gestão. Conseguimos trazer fábricas, indústrias que geram renda para nosso município.

O que não conseguiu fazer neste primeiro mandato e quer executar no segundo, caso seja reeleito?

Na verdade foram poucas coisas que não conseguimos cumprir neste primeiro mandato, algumas inclusive já estão sendo executadas, como a revitalização da Praça Gentil José Soares. Outras iremos concluir, como a pavimentação asfáltica sobre pedras irregulares em toda a cidade, que é o sonho de toda população; construir a ciclovia às margens da PR-082, entre a cidade e a vila rural. Esta obra não foi iniciada ainda devido ao atraso na documentação junto ao DER [Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná]; ampliação do CMEI Gente Inocente para suprir a demanda de espera de vagas; entre outras que estão especificadas no nosso Plano de Governo.

Qual sua principal bandeira?

A nossa bandeira neste mandado será: Inovar, Crescer e Prosperar, assim como o nome da nossa Coligação. Continuar o trabalho que já está sendo feito e que está dando resultado.

Como foi elaborado seu plano de governo?

Durante esses quase quatro anos as portas do meu gabinete sempre estiveram abertas para receber e atender a população. E neste período estabelecemos as principais demandas do nosso município e assim poder estruturar o melhor plano de governo para atender nosso povo.

Como o senhor define Quinta do Sol hoje?

Quinta do Sol hoje é uma das melhores cidades para morar na nossa região. Temos uma saúde com ótimos médicos, com atendimento à população 24 horas, educação de qualidade e uma ótima infraestrutura.

Seu vice, o Lucas foi participativo no primeiro mandato? O que espera dele para a segunda gestão, caso sejam reeleitos?

O Lucas sempre foi meu companheiro nas tomadas de decisões da administração. Trabalhamos em conjunto para atender as demandas da administração. Caso formos reeleitos iremos continuar trabalhando da mesma forma para promover políticas e projetos que beneficiem a população como um todo.

No primeiro mandato o senhor foi eleito com apenas 1 voto de diferença. Acredita que a eleição deste ano será tão acirrada desta forma novamente?

Estamos vivendo um novo momento político em Quinta do Sol. Estivemos lado a lado da nossa população durante estes quase quatro anos, onde colocamos as pessoas em primeiro lugar. Buscamos entender os anseios das famílias de nossa cidade e conseguimos fazer gestão desde o primeiro ano, desenvolvendo projetos alinhados com estes anseios. Quinta do Sol teve a oportunidade de nos conhecer, ver e sentir os frutos do nosso trabalho. Falamos pouco e trabalhamos muito! Em cada cantinho de nossa cidade tem um sinal do nosso trabalho e boa gestão. A nossa população está demonstrando muito carinho e reconhecimento por nós. Queremos avançar e o povo também quer.

O senhor se sente mais preparado para uma disputa à eleição municipal?

Esse primeiro mandato foi um grande desafio. Não tínhamos experiência na gestão pública e entramos em meio a uma pandemia. No primeiro momento a prioridade foi salvar e cuidar da vida das pessoas. Saúde em primeiro lugar. Foi muito desafiador. Agora, depois de quase quatro anos, me sinto mais preparado sim para enfrentar mais um mandato, com experiência e apoio do meu vice Lucas, apoio de deputados e governo. Também não posso deixar de mencionar a ajuda dos nossos funcionários públicos que são essenciais na administração, pois prefeito nenhum administra uma cidade sem uma equipe competente junto.

Hoje, de modo geral, a Saúde é uma das maiores demandas nos municípios. Como o senhor avalia a Saúde em Quinta do Sol e o que fez na área na primeira gestão?

Nossa saúde vem evoluindo no decorrer desses anos, não é um trabalho realizado há pouco tempo, viemos de uma gestão que já se preocupava com a saúde. Hoje são 14 as especialidades atendendo das dentro da nossa casa. Conseguimos reestruturar toda a frota de veículos da saúde, só este ano foram seis veículos novos incluindo duas ambulâncias. Conseguimos reformar todo nosso centro de especialidade que hoje conta com profissionais que realizam atendimento personalizado para nossas crianças com autismo e outras síndromes. Agora estamos em busca de recursos para montar a primeira sala sensorial da nossa regional. Ampliamos Também a UBS Centro e conseguimos junto ao Governo do Estado nos tornar referência em urgência e emergência com a conquista da sala de estabilização. Estamos sempre capacitando nossos profissionais, implantamos projetos importantes totalmente custeados com recursos municipais.

Como o senhor planeja tratar a educação e quais serão suas prioridades para as escolas municipais?

A educação é uma das principais prioridades da nossa gestão. Neste primeiro mandato fizemos a reforma nas instituições de ensino do município; adequação no cardápio da merenda escolar, que tem acompanhamento de nutricionista; fornecemos uniforme escolar com agasalho, shorts, camiseta e tênis para todos alunos da rede municipal; investimos em formação pedagógica e uniforme para os professores, e o principal, para ofertarmos uma educação de qualidade fornecemos material didático de escola particular nos primeiros anos do ensino fundamental com oferta de língua inglesa. No próximo mandato continuaremos priorizando a qualidade na educação. Pretendemos aderir ao sistema de ensino para a educação infantil, construir uma creche que já conseguimos junto ao Governo Estadual, colocar parque ecológico nas escolas da rede, entre outras ações especificadas no nosso plano de governo.

Como o senhor pretende promover a participação cidadã e a transparência na gestão municipal?

Pretendemos continuar com as ações que já estão sendo desenvolvidas. Nossa gestão já realiza audiências públicas para incentivar a participação ativa dos cidadãos nas decisões municipais. Criamos o canal “Fala Cidadão” para que os moradores possam expressar suas opiniões e contribuir com ideias para a administração. Temos os conselhos locais cidadãos que são envolvidos nas tomadas de decisões e ajudam a desenvolver políticas que atendam às necessidades da comunidade. Disponibilizamos informações sobre o orçamento municipal, gastos por meio do portal do município. Os processos de licitação são transparentes e acessíveis por meio de ampla divulgação e publicação de resultados em site. No Portal da Transparência os cidadãos podem ter acesso a todos os dados da administração.

Quais são suas estratégias para apoiar o pequeno empreendedor e o comércio local?

Na nossa gestão tivemos um olhar especial para o comércio e o pequeno empreendedor. Durante a pandemia muitos comerciantes fecharam as portas ou ficaram com dificuldades, então reativamos o Fomento Paraná, que oferece linhas de crédito para empresas e o pequeno empreendedor e incentivamos campanhas juntamente com a Associação Comercial para impulsionar o comércio local. Para a próxima gestão pretendemos criar a Agência de Desenvolvimento Econômico, promover a implantação de empresas em Quinta do Sol através da Lei de Incentivos Fiscais, reestruturar a Lei Geral da Microempresa Municipal, implantar o Programa de Apoio à Micro e Pequena Empresa, e juntamente com tudo isso iremos manter os cursos de qualificação profissional que oferecemos através da Escola de Profissões em parceria com o Sebrae.

Quais são suas estratégias para apoiar os agricultores do município?

A economia do nosso município vem extremamente da agricultura. Ainda no primeiro ano do nosso mandato foi realizada uma força tarefa para readequar e cascalhar as principais estradas do município e assim dar acessibilidade para os agricultores e munícipes que as utilizam diariamente. Uma verdadeira reestruturação foi feita em todos os maquinários do município. Iremos também manter o apoio a agricultura orgânica, pois já temos vários agricultores com certificado; manter o apoio ao programa de inseminação artificial; manter o apoio as cooperativas do município, a Cooperivai, Coafra e Coopermel; entre várias outras que podem ser acessadas em nosso plano de governo.

Caso o senhor seja eleito, o que a população pode esperar de sua gestão?

Embora tenhamos feito grandes avanços durante o primeiro mandato, reconhecemos que há um longo caminho a percorrer. Com reeleição iremos avançar nos aspectos positivos que introduzimos na administração pública de nossa cidade. A eleição de 2024 representa uma oportunidade importante para avançarmos ainda mais em direção ao futuro que desejamos. Estamos comprometidos a manter o diálogo com a população quinta-solense. As propostas do nosso plano de governo refletem nosso compromisso com a história de nossa cidade. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida da população e aprofundar as reformas administrativas da máquina pública, garantindo um futuro de desenvolvimento econômico, inovação, sustentabilidade, geração de emprego e renda, cultura, esporte, turismo, agricultura, educação e saúde. Vamos seguir juntos, com fé, entusiasmo e união!