Luiziana: entrega de veículos reforça logística e aumenta produção na agricultura familiar

Os agricultores assistidos pela unidade de extensão rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) receberam dois veículos utilitários Fiat Strada, adquiridos por meio do programa de crédito rural “Pronaf Mais Alimentos”. A aquisição reforça a logística das famílias, que têm o potencial de aumento na produção e venda na área.

Maria Sandra Quaglia, que atua na agroindústria, e Valtecir de Lima Silva, que cultiva frutas, foram os primeiros produtores a serem beneficiados com a entrega dos veículos. A ação tem como objetivo simplificar o deslocamento de materiais, equipamentos e, sobretudo, a venda dos produtos dessas pequenas propriedades.

“A ausência de um veículo apropriado era um dos principais obstáculos enfrentados por essas famílias. Agora, com os novos veículos, poderemos acelerar o transporte de mercadorias, diminuir os gastos operacionais e liberar mais tempo para outras atividades produtivas na propriedade”, pontuaram Clóvis José Rosa e Laura Helena Goulart da Silva, extensionistas do IDR-Paraná. Segundo eles, a aquisição dos utilitários ocorreu após um estudo minucioso sobre a viabilidade econômica.

A produtora Maria Sandra considera que o novo carro já é uma significativa alteração em sua rotina de trabalho. “Agora, terei mais facilidade para levar meus produtos a feiras e mercados, bem como para adquirir os insumos necessários para a agroindústria. Isso vai aumentar consideravelmente a minha renda”, avaliou ela.

Por outro lado, Valtecir enxerga na compra da Strada uma chance de expandir sua produção. “Com o veículo, serei capaz de transportar os produtos da minha propriedade para comercialização, bem como obter insumos de maneira mais simples. Isso aumentará não só a minha produtividade, mas também a qualidade de vida da minha família”, comemora o agricultor.

De acordo com o IDR, entre os benefícios da aquisição dos veículos estão: aumento da eficiência logística, já que facilita o transporte de produtos, insumos e equipamentos, otimizando tempo e recursos; redução de custos de produção, com a diminuição de gastos com fretes e transporte, as famílias poderão investir em outras áreas da produção; maior produtividade, a agilidade no transporte permite que mais tempo seja dedicado a outras tarefas, ampliando a capacidade de produção; e melhoria na renda familiar, já que com maior facilidade de comercialização, os agricultores se tornam mais competitivos e conseguem aumentar seus ganhos.

“Essa iniciativa, além de modernizar a logística das pequenas propriedades, fortalece a agricultura familiar de Luiziana e contribui para o desenvolvimento econômico e social da região”, observou o gerente regional de extensão rural do IDR-Paraná de Campo Mourão, Jairo Martins de Quadros.

Com informações do IDR-PR