Mais um incêndio de grandes proporções atinge área agrícola em Mamborê
O tempo seco e quente tem colaborado para um grande número de incêndios na região de Campo Mourão. Novamente no município de Mamborê, mais uma área agrícola foi atingida pelo fogo. Desta vez na Comunidade do Lajeado. Por muito pouco o fogo não atingiu o aterro sanitário da cidade.
O incidente foi registrado na noite desta terça-feira (21) em uma área agrícola com palhada de trigo. Não se sabe o que causou a queimada. Como ventava forte, o fogo se alastrou rapidamente. Agentes da Defesa Civil de Mamborê e funcionários da prefeitura, com dois caminhões pipas, trabalharam duro para conter as chamas. Produtores rurais também auxiliaram com tratores e grades, fazendo aceiros, evitando a propagação do fogo a outras áreas.
Na segunda-feira (20), também em Mamborê, outro incêndio consumiu aproximadamente 30 alqueires de terras, destruindo parte de uma mata nativa e uma plantação de trigo. O fogo teve início em uma palhada de milho. Ventos levaram fagulhas a uma plantação de trigo que foi devastada pelas chamas. Defesa Civil, prefeitura, e agricultores com bombas e tanques de água agiram para conter o fogo.
Já em Piquirivaí, também na segunda, um incêndio iniciado na parte traseira de uma colheitadeira queimou pelo menos seis alqueires de trigo. O fogo se alastrou pela propriedade e atingiu também a palhada do milho já colhido em uma propriedade vizinha e chegou em uma reserva de mata. Apenas um alqueire dos sete foi salvo do incêndio.
Há praticamente três meses a região da Comcam não tem chuvas significativas. A vegetação seca das fortes geadas e as altas temperaturas facilitam a ocorrência de incêndios e queimadas. O alerta do Corpo de Bombeiros é que os moradores redobrem a atenção nesta época do ano. Em propriedades onde há palhada seca, a orientação é que os produtores façam aceiros para prevenir incêndios. A população deve evitar atear fogo em terrenos baldios ou lixos na zona urbana. Além da fumaça que é prejudicial à saúde, o fogo pode alastrar e atingir imóveis vizinhos.