Mamborê abre Expomam: ‘Município tem muito a comemorar’, diz prefeito

Mamborê abre nesta quarta-feira (6), a 37ª Expomam em alusão aos 63 anos de emancipação político-administrativa do município com vasta programação artística e a 17ª Festa da Leitoa Mateira, na quinta-feira (7). O aniversário da cidade é no próximo dia 10 de setembro. As festividades já iniciaram no fim de semana, com a final do Festival da Viola e Cavalgada na comunidade Guarani. “Mesmo com todas as dificuldades, nosso município só tem a comemorar”, falou o prefeito Ricardo Radomski em entrevista à TRIBUNA.

Ele se referiu às obras de infraestrutura em andamento na cidade e ao potencial produtivo agrícola do município, que na Comcam só perde para Ubiratã. De acordo com a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), o Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP) de Mamborê é de R$ 910.984.280,97 milhões, figurando a 40ª posição no ranking estadual. “Isso representa muito orgulho para nós. Nosso produtor rural investe em tecnologia mesmo em época de crise econômica, sinal que ele sabe produzir”, reconheceu.

Radomski destacou também obras importantes já realizadas e em andamento na cidade. Entre elas, a revitalização completa da praça da Igreja Matriz, um dos principais cartões postais da cidade. A obra está prevista para ser concluída em abril de 2024.

Ele disse que vem investindo bastante também em asfalto, como no contorno da cidade, que desviou o tráfego pesado (caminhões) do centro do município. “Outra obra que considero muito importante é a construção de uma sede da Secretaria de Educação que está em andamento. São mais de 600 metros quadrados de construção, uma obra linda e importantíssima para nosso município de Mamborê”, afirmou, ao comentar que com a entrada de recursos previstos da Itaipu Binacional, o município investirá em mais projetos, entre eles na revitalização do Parque do Lago e na recuperação de estradas rurais.

Festa

A Expomam será realizada no Parque de Exposições Governador José Richa, contando com shows nacionais, festa da Leitoa Mateira, praça de alimentação, parque de diversões, exposições de veículos, exposições de implementos agrícolas e uma grande estrutura para a realização do rodeio profissional.

A entrada será gratuita todos os dias com portão aberto à comunidade e visitantes de toda a região. Nesta quarta-feira, a programação será a partir das 20h30 com show com o Padre Antonio Maria. Também haverá show nas barracas com Fabinho e Maciel, às 23h30.

Na quinta-feira, dia 7, feriado da Independência acontece a 17ª Festa da Leitoa Mateira, no Centro de Eventos, com o prato típico sendo servido a partir das 11 horas. Todos os convites já foram vendidos. Também haverá shows, às 12 horas, com Rafael Ramos e Alcantara; 14 horas, com Barreto e Campo Grande; 22 horas, Pedro Sanches e Thiago e, zero hora, DJ.

No dia 8, será realizada abertura do Rodeio Profissional, às 20 horas. Em seguida, às 22 horas, DJ e depois show com Lauana Prado. No sábado (9), mais shows e rodeio, a partir das 19h30 com o Ministério Avivah; 21h rodeio; 22h30 – DJ Dan e 23h30, mais um show com Luca e Matheus.

A programação encerra no domingo, dia 10, com a final do rodeio profissional, às 20h; show com Guilherme e Santiago (23h) e DJ a partir da 0h30. Um grande público é esperado para as festividades que serão realizadas no Parque de Exposições da cidade. “Fazia tempo que não tínhamos uma programação festiva tão extensa. Primeiro por causa da pandemia, depois por questões de recursos. Fizemos a festa planejada e com pés no chão para não comprometer a saúde financeira do município”, observou o prefeito.

Uma senhora cidade

Mamborê é uma senhora cidade. Comemora 63 anos no dia 10 de setembro. De acordo com o Censo 2022, do IBGE, a cidade tem atualmente cerca de 13.452 habitantes. O município se destaca no cenário regional e estadual com sua força no agro. Além disso, tem produção diversificada, sendo forte também no segmento da avicultura, suinocultura e pecuária leiteira.

De acordo com registros históricos, os primeiros habitantes começaram a chegar na região de Mamborê ainda nos anos 20, atraídos pelas estradas abertas por paraguaios em função da presença de erva-mate que era caracterizada na região. O processo de demarcação de vias e lotes foi executado pelo agrimensor Polon Radeck, contratado pelo Governo do Estado.

A cidade foi desmembrada de Campo Mourão. A agropecuária e as terras férteis em grande extensão, com um relevo privilegiado, fizeram de Mamborê um forte município a nível estadual. A denominação do município foi originada da língua Guarani, “Haamam-Amburê”, que significa lugar distante e reunião de pessoas, simplificado para “Mamburê” e definitivamente Mamborê, em ocasião da publicação da criação do município no Diário Oficial.

O primeiro prefeito foi Nelson Chiminácio, homenageado com a denominação do paço municipal. A padroeira é Imaculada Conceição, celebrada no dia 8 de dezembro. Este é o quarto mandato de Ricadro Radosmki como prefeito do município.

Programação da Expomam

Quarta-feira – 6
20h30 – Show com Padre Antonio Maria
23H30 – Show nas Barracas com Fabinho e Maciel

Quinta-feira – 7
11h – Almoço da 17ª Festa da Leitoa Mateira – Centro de Eventos
12h – Show com Rafael Ramos e Alcantara
14h – Show com Barreto e Campo Grande
17h – Intervalo
22h – Show com Pedro Sanches e Thiago
00h – DJ

Sexta-feira – 8
20h – Abertura do Rodeio profissional
22h30 – DJ
00h – Show com Lauana Prado

Sábado- 9
20h00 – Rodeio profissional
22h30 – DJ
23h – Show com Luca e Matheus
01h30 – DJ

Domingo – 10
20h – Final do Rodeio profissional
23h – Show com Guilherme e Santiago
00h30 – DJ