Mamborê fará campanha de recolhimento de lixo eletrônico nesta quinta-feira

O município de Mamborê realizará nesta quinta-feira (13), uma campanha para o recolhimento de lixo eletrônico. Com a iniciativa, equipamentos que não têm mais utilidade poderão ser destinados de forma adequada para o descarte. A entrega dos resíduos poderá ser feita pelos moradores das 9 às 17h30, na praça central, em frente à prefeitura.

A ação tem como objetivo conscientizar a população para a logística reversa desses materiais. De acordo com a Divisão do Meio Ambiente de Mamborê, somente serão aceitos equipamentos inteiros, ou seja, que não estejam desmontados. Além disso, o município não estará recebendo lâmpadas e pilhas.

Moradores poderão descartar geladeiras, freezers, máquinas de lavar, fogões, condicionadores de ar, micro-ondas, TVs, aparelhos de som, pequenos eletrodomésticos como batedeiras, secadores, liquidificadores, ferros de passar, microcomputadores, laptops, celulares, tablets, entre outros.

A campanha tem como objetivo evitar que esses equipamentos sejam depositados na rua ou descartados em terrenos baldios, áreas de ‘bota fora’ ou ainda encaminhados para aterros. Estes resíduos, além de possuírem componentes com valores agregados, como alumínio e outros, também possuem substâncias tóxicas, o que prejudica o meio ambiente se descartados de forma irregular.

O prefeito da cidade, Sebastião Martinez, disse que a campanha também promove a limpeza da cidade e que a população deve aproveitar o momento para o descarte correto desses materiais. “O lixo eletrônico, se descartado de maneira irregular, como em aterros sanitários, pode causar sérios danos ao meio ambiente e à degradação do solo e da água, prejudicando toda a população”, alertou.

O secretário de Meio Ambiente do município também orienta a população a separar o lixo eletrônico dos demais resíduos domiciliares para a correta destinação, pois, por conta de suas particularidades, esse tipo de lixo deve ser descartado separadamente e encaminhado para um sistema de reciclagem adequado.

Para mais informações ou dúvidas do que pode e não pode descartar, a população pode entrar em contato pelo telefone (44) 9.9812-0266 ou comparecer diretamente à Divisão do Meio Ambiente, na sede da prefeitura.