Ministério Público pede exoneração de parentes de vereadores de prefeitura
O Ministério Público (MP) da comarca de Goioerê emitiu recomendação administrativa ao prefeito de Goioerê, Pedro Coelho, para que exonere pessoas que tenham relação de parentesco com vereadores do município e ocupem cargos na prefeitura.
O pedido de demissão pelo MP aconteceu após apuração que comprovou a ocorrência da prática conhecida como “transnepotismo”, com um número expressivo de parentes de vereadores ocupando cargos em comissão e funções de confiança no Executivo do município.
Entre as demissões, o Ministério Público recomendou a exoneração dos atuais ocupantes dos cargos de ouvidora municipal, diretor do Departamento de Assuntos de Saúde Pública, diretor do Departamento de Educação a Distância e diretor do Departamento de Educação.
Todos esses funcionários, conforme a Promotoria de Justiça, seriam parentes de agentes políticos do atual Legislativo, incluindo o presidente da Câmara Municipal. Além da exoneração, a recomendação orienta que o prefeito deixe de realizar novas nomeações em cargos ou funções de confiança de pessoas que sejam parentes de agentes políticos no mesmo poder ou em outro.
O Ministério Público estipulou o prazo de 15 dias para que o prefeito informe à promotoria sobre as providências adotadas.