Moreira Sales confirma 1ª caso de Covid-19 e vírus atinge 13 dos 25 municípios da região
O prefeito de Moreira Sales, Rafael Brito do Prado (MDB), anunciou no início da noite dessa segunda-feira (25), o primeiro caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. A confirmação foi informada ao gestor pela 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, através de exame de PCR (Proteína C Reativa). O paciente é um jovem do sexo masculino. Ele passa bem e está em isolamento domiciliar. Como trabalha em Cianorte, onde há vários casos confirmados da doença, a suspeita que tenha se contaminado naquele município. O vírus já atinge 13 dos 25 municípios da região, que tem 91 casos positivados.
O prefeito comentou que já faz uma semana que o morador está afastado do trabalho. Ele apresentou os primeiros sintomas do vírus no último dia 18 e no dia seguinte procurou o serviço municipal de saúde, onde fez a coleta de material para exame e já iniciou o isolamento domiciliar. “Quero de antemão pedir todo cuidado para a população. Não é motivo para pânico. Estamos tendo contato diário com o paciente. Ele se encontra em isolamento domiciliar e já não apresenta nenhum sintoma. Passa bem”, tranquilizou o prefeito.
O gestor informou que de sexta-feira para cá aumentou para 35 o número de pessoas monitoradas. A cidade tem ainda mais um caso em investigação. “Quero chamar a atenção para que todos possam levar a sério os cuidados. Ainda tem muitas pessoas em nossa cidade que não estão levando o coronavírus a sério. Casos estão sendo positivados em todas as cidades vizinhas. O uso da máscara neste momento é o melhor remédio de prevenção que temos”, orientou Brito.
Segundo ele, o município tem várias frentes de combate ao vírus como o “Espaço Covid” no pronto atendimento, barreiras de contenção, fiscalização diária e rígida da Vigilância Sanitária, comitê de acompanhamento e monitoramento, entre outros. “Nossas equipes estão treinadas. É muito importante que quem está em quarentena permaneça em casa e respeite para evitarmos a transmissão comunitária. Repito, não há motivo de pânico o trabalho está sendo realizado pelas nossas equipes”, ressaltou.
Brito chamou ainda atenção quanto a aglomeração nas residências nos finais de semana. “Está tendo muita aglomeração em finais de semana. Estão sendo realizadas festas particulares em casas, isso é inadmissível. Não queremos tomar nenhuma medida drástica, mas precisamos ter o controle da situação e para isso precisamos da colaboração da população”, pediu, ao reforçar aos moradores a obrigatoriedade da utilização de máscara de proteção e importância da higienização das mãos com álcool em gel. “Só saiam de casa se realmente precisarem”, ressaltou.
Comcam
Até o momento há confirmações do vírus em 13 municípios da Comcam: Araruna (20); Campina da Lagoa (1); Campo Mourão (51); Goioerê (6); Iretama (3); Janiópolis (1); Luiziana (3); Mamborê (4); Moreira Sales (1); Peabiru (2); Quarto Centenário (1); Terra Boa (2) e Ubiratã (1).