Morre aos 89 anos Antônio Basso, ex-prefeito de Peabiru
Morreu na noite desse domingo (2), aos 89 anos de idade, o ex-prefeito da cidade de Peabiru Antônio Basso. Ele residia em Rondonópolis, no Mato Grosso. A causa da morte não foi divulgada. A princípio ele deverá ser velado e sepultado na própria cidade onde morava, já que seus familiares residem todos lá.
Basso iria completar 90 anos no próximo dia 4 de setembro. Foi o 6º prefeito de Peabiru. Chegou a cidade em 1.962 como agricultor. De acordo com o historiador Arléto Rocha, diretor de Cultura de Peabiru, o ex-prefeito teve importante participação no início do desenvolvimento da cidade. Ele foi gestor de 1.973 a 1.976. “Era um período militar, naquela época o prefeito tinha mandato de quatro anos”, informou Arléto.
De acordo com o historiador, Basso fez melhorias bastante importantes na cidade, como construção de ruas, estradas rurais. Foi no seu mandato que a cidade ganhou também a primeira cancha de esportes. “Assim como outros gestores, ele faz parte da história do município. A gente sente muito a perda”, lamentou Arléto.
O historiador lembrou ainda que embora fosse o período do regime militar, Basso foi eleito para comandar a cidade pelo voto popular. A prefeitura divulgou uma nota de pesar pela morte.
Nascido em Itapuí (SP), filho de Adélia e Cerilo Manesco Basso, o ex-prefeito já representou Peabiru em comitiva ao Japão a convite do então Governador do Estado Emílio Gomes, em Missão Econômica. Em seu facebook, o deputado federal, Rubens Bueno (Cidadania) lamentou a morte de Basso, com quem atuou na vida pública.
“Mais um notícia triste logo cedo: faleceu em Rondonópolis o senhor Antônio Basso, ex- prefeito de Peabiru. Fez mudanças importantes no município naquela época. Tive a honra de trabalhar com ele na prefeitura como diretor do departamento da Fazenda, a quem devo a compreensão da gestão pública desde os primeiros passos”, disse o parlamentar.