Município de Barbosa Ferraz inicia novo arrastão contra a dengue
Mesmo com casos de dengue reduzidos atualmente, o município de Barbosa Ferraz segue promovendo ações contra o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypt. Conforme dados divulgados nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, ainda há dois casos confirmados na cidade. O município chegou a registrar 16 ocorrências no final de janeiro deste ano.
Visando evitar que mais pessoas sejam infectadas, um novo arrastão contra a dengue foi proposto no município, iniciando ainda neste mês de março. Para isso, a equipe de endemias está distribuindo sacos plásticos para acondicionamento de materiais que possam acumular água. Os munícipes podem usar os próximos dias para recolher os resíduos no quintal da própria residência. Na segunda (31) e terça-feira (1º de abril), será feita a coleta dos materiais pela prefeitura, visando ao descarte correto.
Os sacos plásticos com os itens descartados podem ser deixados pelos moradores em frente à residência. O secretário de Saúde, Leandro de Mello Silva, reforçou a importância da colaboração de todos para combater a proliferação do mosquito. “O município já sofreu muito, inclusive com mortes, e a gente não quer passar por isso de novo. Por isso, pedimos a compreensão de toda a população para cada um fazer a sua parte”, solicitou Silva.
O primeiro mutirão do ano em Barbosa Ferraz aconteceu no final do mês de janeiro. Na ocasião, a população se engajou para fazer a limpeza de seus terrenos e o descarte correto de materiais que poderiam servir de criadouros do Aedes aegypt, resultando na coleta de 19.100 quilos de materiais descartados. A administração municipal agradeceu o empenho de toda a população e as equipes que trabalharam nessa ação e conta novamente com a participação de todos.