Município de Juranda inicia projeto de vôlei adaptado para pessoas idosas

O município de Juranda, por meio da parceria entre as secretarias de Esporte e Lazer e Assistência Social, iniciou nessa segunda-feira (31) um projeto de treino de vôlei adaptado para pessoas idosas, a partir de 60 anos, a chamada melhor idade. Para participar, basta o público-alvo interessado ir até o Ginásio de Esportes da cidade nas segundas-feiras, às 8 horas.

A primeira aula foi considerada pelos idealizadores como um sucesso, reunindo aproximadamente 18 participantes. “Eles [idosos] gostaram muito, vários elogiaram bastante e alguns outros idosos já vieram procurar falando que querem participar desse projeto”, informou a secretária de Assistência Social, Janaina Taborda.

Com duração de uma hora por treino, a iniciativa tem como objetivo possibilitar a inclusão social, o bem-estar físico e mental do público atendido, assim como incentivar os idosos da cidade a praticarem atividades esportivas.

Os treinos são adaptados e guiados por profissionais de Educação Física

As atividades são adaptadas para atender os idosos e guiadas por um professor de Educação Física e pelo próprio secretário de Esporte e Lazer, Rafael Serren de Oliveira, que também é graduado na área. Dessa forma, o esporte busca contribuir para o fortalecimento do corpo, a interação entre os participantes e, ainda, possibilita o aumento da autoestima e a qualidade de vida deles.

Ainda de acordo com a secretária, o projeto faz parte do plano de governo da atual prefeita municipal, Joelma Damasceno Demeneck (PSD), e agora está sendo colocado em prática. Há possibilidade de, no futuro, a iniciativa ser ampliada para outros esportes também.