Município libera realização de cultos e missas em igrejas

O prefeito de Corumbataí do Sul, Carlos Rosa Alves (PSD), publicou decreto flexibilizando o funcionamento de igrejas no município. Os templos estão fechados para o público há mais de um mês devido a pandemia de coronavírus (Covid-19). De acordo com o novo decreto, a abertura de templos fica facultativa na cidade para manifestações e exercício das atividades religiosas desde que a lotação não supere 30% de sua capacidade.

Além disso, os fiéis deverão participar dos cultos ou missas, utilizando máscaras de proteção, respeitando também o distanciamento mínimo de um metro e meio de uma pessoa da outra. O decreto estabelece que para funcionamento, as igrejas devem disponibilizar álcool em gel 70% e manter a higienização frequente dos pisos, banheiros, bebedouros, e assentos.

A medida proíbe que pessoas do grupo de risco, como idosos acima de 70 anos, crianças, portadores de doenças crônicas ou transplantados que sofram de imunodeficiência, participem das celebrações. As igrejas deverão se manter ainda arejadas, com portas e janelas abertas durante a realização de missas ou cultos e disponibilizar também orientações de prevenção aos fieis.

Até o momento, Corumbataí do Sul não tem nenhum caso confirmado de coronavírus, são 37 notificações, 2 casos descartados e 9 pessoas monitoradas.