Município promove campanha de conscientização contra dengue em escolas

A secretaria de Saúde do município de Nova Cantu está promovendo uma campanha de conscientização de combate à dengue nas escolas municipais. A ação conta também com a distribuição gratuita de repelentes aos estudantes.

O coordenador da ação educativa, Amilton José de Souza, informou que o objetivo é orientar estudantes, professores e funcionários das escolas quanto ao perigo da doença e às formas de prevenção. “Nada melhor que iniciar essa luta contra a doença pelas crianças que são os multiplicadores dessas informações, levando o conhecimento adquirido aos pais”, frisou Souza, ao comentar que as crianças também vêm sendo orientadas sobre a importância do uso de repelentes como medida de proteção individual.

De acordo com dados divulgados nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, o município de Nova Cantu não tem nenhum caso de dengue confirmado ainda neste ano. Na região, são 192 em 17 dos 25 municípios. “Espero que continuemos sem nenhum caso. Para isso, basta cada um fazer sua parte”, complementou Souza.

O prefeito da cidade, Airton Agnolin, elogiou a iniciativa da Saúde e destacou a importância da ação. Segundo ele, a administração municipal não tem medido esforços no combate à doença. “Estamos investindo em ações preventivas, fiscalização de focos e mobilização da população. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para eliminar a dengue em nossa cidade, mas é fundamental que cada cidadão também faça sua parte nesta luta contra o mosquito”, afirmou o prefeito.

A dengue é transmitida pela picada do mosquito fêmea do Aedes aegypti, que também transmite a chikungunya e o zika vírus. Os principais sintomas da doença são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos mais graves, há dor abdominal, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico), hipotensão postural ou lipotímia, irritabilidade, sangramento de mucosa e aumento progressivo do hematócrito (hemácias).

Disque-denúncia

Para o caso de denúncias de criadouros, a prefeitura criou um disque-denúncia para a população. O número é: (44) 3527-1281. “O combate ao mosquito não pode parar. Evitar água parada é essencial para impedir a sua reprodução. A população deve ficar atenta e eliminar qualquer recipiente que possa acumular água”, alertou Agnolin.