Municípios da região contemplados com creches têm até dia 19 para fazer adesão
Os 19 municípios selecionados para receber as unidades das creches do Programa Infância Feliz, na região de Campo Mourão, têm até a próxima quarta-feira (19), para fazerem suas adesões. O repasse dos recursos será na modalidade fundo a fundo, o que exige que as prefeituras aceitem a proposta.
Na Comcam, os municípios contemplados são Campo Mourão com duas unidades, Altamira do Paraná (1), Araruna (1), Barbosa Ferraz (1), Campina da Lagoa (1), Engenheiro Beltrão (1), Farol (1), Goioerê (1), Iretama (1), Juranda (1), Luiziana (1), Mamborê (1), Moreira Sales (1), Nova Cantu (1), Quinta do Sol (1), Roncador (1), Terra Boa (1) e Ubiratã (1). Os Centros de Educação Infantil atenderão crianças de 0 a 3 anos.
As creches deverão ser construídas em terrenos com pelo menos 1,2 mil metros quadrados, que serão destinados pelas prefeituras. O projeto arquitetônico será doado pelo Estado para as administrações municipais contratarem e executarem as obras. O projeto padrão tem 456,86 metros quadrados e foi elaborado observando as normas sanitárias, escolares e de bem-estar infantil.
Os espaços contarão com três salas de aula, uma brinquedoteca, dois banheiros com fraldários, quatro banheiros comuns (incluindo PCDs), um solário, um pátio coberto, um jardim sensorial, uma sala de amamentação, um lactário, um refeitório, uma cozinha industrial, dois vestiários, uma sala de diretoria, uma sala de secretaria, uma sala de professores e duas despensas. As creches terão capacidade para atender 36 crianças por período.
Além disso, as creches foram projetadas para facilitar a ampliação em caso de necessidade da prefeitura. Para isso, não será necessário derrubar paredes – basta construir um anexo que também está dentro do projeto. Com a ampliação, a capacidade de atendimento sobe para 46 crianças por período.
Os critérios de seleção dos municípios envolveram um indicador chamado Potencial de Creche por Município (PCM). Ele considera o fator educacional (proporção de matrículas em creches), fato demográfico (taxa de natalidade) e fator socioeconômico, que envolve proporção de crianças acompanhadas pelo CadÚnico e os dados do Índice Ipardes de Desempenho Municipal – Renda, Emprego e Produção Agropecuária (IPDM-R). Os municípios com menor índice de Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) serão priorizados para ordem de execução das creches.