Municípios farão Dia “D” de multivacinação neste sábado
Os municípios de Quinta do Sol e Moreira Sales promoverão neste sábado (2), o Dia “D” da campanha de multivacinação para atualização da carteirinha de vacinação da criança e do adolescente. Pelo menos 18 tipos de vacinas serão oferecidas à população. Os postos de saúde permanecerão abertos durante todo o dia (8 às 17 horas) para receber as crianças. A campanha prossegue até dia 29 de outubro. O público alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos.
“É importante que os pais tenham o compromisso de levar seus filhos para receberem a vacina. Não podemos correr o risco de doenças já erradicadas retornarem pela falta de vacinação”, alertou a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Evandra Cristina Pereira.
Ela disse que o Dia “D”, programado para este sábado, teve a data alterada pelo Ministério da Saúde para o próximo dia 16 de outubro. “Como alguns municípios já tinham programado, mantiveram para este sábado”, frisou.
Evandra lembrou que a campanha é seletiva. Ou seja, só receberá a vacina quem está com esquema incompleto. “Outra novidade é que não precisa mais aguardar 14 dias de intervalo entre outras vacinas e a vacina da Covid-19. Podem ser administradas simultaneamente”, informou.
Em Campo Mourão, a campanha de multivacinação será aberta nesta sexta-feira (1º). No sábado (2) as unidades de saúde vão atender das 8 às 12 horas para a vacinação. Apenas as UBS dos bairros Copacabana e Cidade Nova estarão fechadas. Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Suelen Lima, é mais uma oportunidade para atualização de vários tipos de vacinas do calendário nacional. “Pedimos aos pais levem os filhos nas unidades”,disse. Para receber a vacina, deve ser apresentada a carteirinha de vacinação da criança..
Quinta do Sol
Em Quinta do Sol, a Secretaria de Saúde da cidade, vai realizar o Dia “D” de multivacinação. O objetivo é atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), ainda não vacinados ou com esquemas de vacinação incompletos.
De acordo com o secretário de saúde, Willyn Romero, a vacinação será no Centro de Saúde, das 8h às 17 horas. “É importante que a caderneta de vacinação seja apresentada ao profissional de saúde, para que seja feita a conferência do esquema vacinal. O cartão do SUS também deverá ser apresentado”, explicou. Durante a campanha, a secretaria de Saúde também estará orientando sobre a vacinação contra o HPV, com ampliação temporária da faixa etária, para jovens de 15 a 26 anos, que ainda não se vacinaram.
Moreira Sales
Em Moreira Sales, os postos de saúde também estarão abertos das 8 às 17 horas no sábado para a multivacinação. A coordenadora de vacinas do município, Nathalie Fusco, comentou que como o coronavírus alterou a rotina dos moradores e, em razão da pandemia, alguns pais deixaram de vacinar os seus filhos, o município estará promovendo a campanha.. “Estamos otimistas com esta campanha. Pedimos aos pais que procurem as unidades de saúde e levem seus filhos para vacinar”, falou.
Ela ressaltou que a multivacinação é uma estratégia, cuja finalidade é atualizar a situação vacinal de menores de 15 anos de idade. “Serão ofertadas todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança e do adolescente”, ressaltou. Para evitar o risco de transmissão da Covid-19 e garantir a segurança da população e dos profissionais, a secretaria de Saúde do município orienta que os moradores sigam as recomendações sobre distanciamento social, uso de máscaras, lavagem das mãos e uso de álcool em gel.
Vacinas disponíveis
As vacinas disponíveis para crianças são: BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2; Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada);Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela, pneumocócica 23-valente (Pncc 23*).
Já para adolescentes são: Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada); Pneumocócica 23-valente (Pncc 23).