Mutirão fez castração gratuita de 40 cães e gatos em Peabiru
Um mutirão realizado no município de Peabiru fez a castração gratuita de 40 animais entre cães e gatos. A ação foi realizada em parceria com a clínica veterinária do Centro Integrado de Campo Mourão e a prefeitura do município. Foram duas etapas do programa de castração. Parte das vagas foi destinada à ONG Apape (Associação de Proteção dos Animais de Peabiru), garantindo atendimento principalmente para animais em situação de rua.
O trabalho faz parte de convênio firmado com a Universidade em 2023 e já possibilitou a castração de mais de 120 animais no município. O mutirão foi realizado na Clínica Veterinária Integrado, no campus da instituição, em Campo Mourão.
O programa é conduzido pelo professor Filipe Corrêa Pacheco, coordenador do projeto e responsável técnico pela Clínica Veterinária. A iniciativa é uma ação social realizada pela universidade. Segundo Pacheco, a seleção dos beneficiários ocorre por meio de uma triagem social em parceria com o município de Peabiru, identificando pessoas que desejam castrar seus animais de estimação, mas que enfrentam limitações financeiras. Os procedimentos são acompanhados por estudantes de medicina veterinária da Universidade, que agregam a teoria e prática.
O prefeito de Peabiru, Marcos Lopes, destacou a importância do projeto. Ele frisou que muitas famílias não têm condições de pagar a castração pelo particular e encontram na iniciativa a possibilidade de providenciar a esterilização dos animais, evitando o descontrole populacional e gerando o bem-estar à saúde do animal. “É um projeto que faz toda a diferença na vida de quem quer castrar seu animal e não tem condição para isso. A Universidade está de parabéns pela iniciativa e por firmar este convênio com o município”, frisou.
Outras ações, como a parceria contínua com a prefeitura de Peabiru, incluem o castramóvel, um microônibus adaptado para cirurgias de castração em cães e gatos. Essas intervenções serão realizadas por docentes, estagiários e residentes do curso de graduação.
Conforme a coordenadora da Clínica Veterinária, Luana Drancka, o Integrado oferece outros serviços para a comunidade, incluindo atendimentos a animais de grande porte. Os interessados em agendar atendimentos podem entrar em contato com a clínica, localizada na Rua Lauro de Oliveira Souza, número 440. O telefone para contato é o (44) 9.9926-0893 ou 3518-2559.
Como participar?
Para entrar na fila de espera para castração, é necessário se cadastrar na Secretaria de Agricultura de Peabiru. Os critérios para cadastro são: renda familiar de até dois salários mínimos e estar cadastrado no CadÚnico com inscrição em algum programa social do governo.