Núcleo de Educação explica mudanças em colégio de Araruna e pede compreensão da comunidade
A partir do ano letivo de 2025, o Colégio Estadual 29 de Novembro, em Araruna, passou a atender na modalidade de Educação em Tempo Integral. Com a novidade, além de uma ampla reforma que está sendo feita no local, o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão, representado pela professora Ivete Keiko Sakuno Carlos, pede o apoio e a compreensão da comunidade para as adaptações necessárias.
A solicitação foi feita por meio de uma nota emitida nesta semana. “Como toda reorganização e reformas, entendemos que alguns transtornos acontecem, nesse sentido, pedimos a compreensão da comunidade escolar (servidores, estudantes e em especial familiares)”, diz um trecho do documento.
No informativo, a chefe também explica que a reforma está sendo feita para melhor atender os estudantes. O investimento é de R$ 858.635,50, financiado pelo Governo do Estado. Outras 15 instituições da rede estadual do NRE de Campo Mourão também estão sendo reformadas neste ano.
No colégio de Araruna, as melhorias são abrangentes e incluem climatização de todas as salas de aula, com a instalação de aparelhos de ar-condicionado, adequação da rede elétrica para atender às novas demandas da escola e requalificação da quadra (no espaço, um novo piso foi colocado, substituindo o anterior, que estava danificado, e o espaço foi reorganizado em três quadras menores – de futsal, vôlei e basquete –, com instalação de novos equipamentos esportivos.
Além disso, todos os blocos da instituição receberão pintura externa. Algumas etapas já estão em fase de finalização, como é o caso da reforma completa dos banheiros, masculino e feminino. Também haverá banheiro para Pessoas com Deficiência (PcD), garantindo a acessibilidade. No pátio, será criado um gramado para ambiente mais acolhedor e sustentável, além de o laboratório de química ser totalmente readequado, para modernização.
A nota pontua, ainda, que, preocupados com os alunos com necessidades especiais, a Secretaria de Estado da Educação, o NRE de Campo Mourão e a própria escola buscam ofertar acompanhamento adicional a esses estudantes, para promover atendimento mais específico. Para isso, hoje, o estabelecimento de ensino dispõe de dois docentes por turno. “Observamos que mais três professores estão em processo de contratação”, informa.
Mesmo com as obras no local, a instituição de Araruna, assim como todas as escolas de abrangência do núcleo, mantém o acompanhamento nutricional, com profissionais oferecendo suporte e orientação às merendeiras. “Reforçamos nosso compromisso com a educação e formação de qualidade para todos os estudantes do Colégio Estadual 29 de Novembro”, finaliza Ivete, convidando a comunidade para visitar e acompanhar as melhorias que estão sendo realizadas.