Onça parda que invadiu residência na região foi examinada e reintegrada à natureza
Uma onça-parda que invadiu uma casa no centro de Goioerê, na manhã desta sexta-feira (21), foi examinada por veterinários após ser capturada e já foi reintegrada à natureza. A notícia sobre a invasão do bicho repercutiu em veículos de comunicação de todo o Estado.
Equipes da Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Instituto de Água e Terra (IAT) de Campo Mourão foram chamados até o local. Segundo a Polícia Ambiental, o animal entrou em um corredor do terreno do imóvel e ficou isolado. Um veterinário da cidade que tem sedativo foi chamado para resgate.
A moradora que estava na casa disse à polícia que acordou com o barulho da onça tentando entrar na residência. A mulher chegou a ficar presa no local por alguns momentos. Por segurança, a onça foi sedada para ser retirada da residência.
Após o resgate, o animal foi encaminhado pelo IAT ao Centro Universitário Integrado de Campo Mourão, onde passou por uma bateria de exames, como radiografias e medições. Os exames apontaram que o felino estava em bom estado de saúde.
A onça resgatada é um macho de dois anos, pensando 29 quilos. Após retomar a consciência, o felino foi solto em uma reserva de mata em Campo Mourão.
Puma ou suçuarana
Conhecida popularmente como puma, ou suçuarana no Brasil, a onça-parda (Puma concolor) é um dos felinos mais adaptáveis ao tipo de ambiente e o carnívoro mais amplamente distribuído nas Américas: o animal ocorre desde o sudoeste do Canadá até o extremo sul da Argentina e do Chile e pode ser encontrado em desertos, florestas tropicais e temperadas e nos andes.
Apesar de não ser considerada ameaçada de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza, o felino sofre com a caça e alteração do habitat, que reduz a disponibilidade de presas no local. No Brasil o animal é considerado ‘Vulnerável’ à extinção. A orientação da Polícia Ambiental é que se alguém cruzar por um animal como este, evitar aproximação e movimentos bruscos.