Para incentivo à leitura, Fênix recebe o projeto BiblioSesc
Vários alunos da rede municipal de Fênix participaram ontem do Projeto Cultural BiblioSesc, no município. O projeto, que foi lançado na cidade no dia 9 de abril, é realizado em parceria entre a prefeitura da cidade e o Sesc. Várias outras cidades da região, como Peabiru, Luiziana, Barbosa Ferraz, entre outras já receberam o projeto.
Uma biblioteca móvel do Sesc permaneceu o dia todo na cidade. Na ocasião, alunos participaram de sessões de contação de histórias infantis. Ontem o projeto recebeu a visita de estudantes da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves e Apae. A biblioteca móvel estará na cidade ainda nas seguintes datas: 21/05, 04/06, 18/06, 02/07, 16/07, 30/07, 13/08, 27/08, 10/09, 24/09, 08/10, 22/10, 05/11, e 19/11.
Pelo projeto, os estudantes podem também fazer o empréstimo de livros. Para retirar uma obra é necessário um cadastro simples, com a apresentação do documento de identidade e comprovante de residência. Para crianças de até 12 anos é necessário que os pais preencham e entreguem a ficha no local ou para a Escola Municipal onde o filho estuda.
O título pode permanecer com o leitor por 14 dias, período em que a biblioteca móvel circula por outras cidades da região, retornando após este período ao município. A biblioteca móvel tem cerca de três mil obras. Clássicos da literatura, aventuras, ficções e histórias reais chegam às mãos de leitores de todas as idades e fazem parte do acervo.
O objetivo do projeto é promover acesso democrático à informação e ampliar o acesso ao livro no Brasil, formar leitores e promover uma melhor qualidade de vida por intermédio do acesso à informação, encurtar a distância entre o livro e o leitor, e estimular o pensamento crítico, a criatividade e o prazer pela leitura.
O acervo conta com gibis e contos de fadas, literatura brasileira e estrangeira, biografias e livros de culinária, livros didáticos para vestibulares e para concursos, jornais e revistas.