Parceria estimula implantação de hortas em escolas da região
Uma parceria entre o Instituto Emater e Núcleo Regional da Educação de Campo Mourão (NRE) vem estimulando as escolas da Comcam à implantação de hortas escolares. O objetivo é incentivar a alimentação saudável dos estudantes com a mudança de hábitos alimentares.
Na prática, os técnicos do Instituto Emater irão orientar as escolas sobre técnicas de instalação das hortas e os próprios estudantes irão fazer o manejo do solo até a produção das hortaliças. Na região, o projeto é coordenado pelo extensionista da Emater de Nova Cantu e professor José Carlos Denck.
Segundo Denk, os alunos irão programar o plantio de vegetais destinados à alimentação nutritiva e sustentável com atividades envolvendo várias disciplinas. O projeto vai integrar estudantes, professores, agentes de apoio e comunidade das escolas públicas estaduais.
O professor explicou que a ação pretende inserir no cotidiano dos estudantes, atividades teóricas e práticas que discutam os benefícios do consumo de alimentos naturais e sem agrotóxicos. “Os estudantes também serão estimulados a se envolver com o trabalho, passando a multiplicar o que aprenderem junto à família e à comunidade”, frisou.
O projeto está sendo levado a conhecimento de vários municípios da região. Nesta semana, foi apresentado à Secretaria Municipal de Educação de Campina da Lagoa. Na ocasião, Denck demonstrou os benefícios à comunidade escolar da implantação de hortas escolares.
“O enfoque traz também o debate da interdisciplinaridade que envolve o tema, tendo também ligação benéfica nos conceitos de educação ambiental, alimentação saudável e na sustentabilidade ambiental como um todo”, disse. A expectativa é que o projeto seja implantado em sete escolas municipais de Campina da Lagoa. “Na sequência serão feitas visitas in loco para levantar potencialidades e fragilidades nos espaços possíveis de serem usados”, frisou.