Patrulha Rural segue a todo vapor com recuperação de estradas na Comcam
A patrulha rural da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão) e Condescom (Consórcio do Desenvolvimento da Comcam) segue com os trabalhos a todo vapor na recuperação e readequação de estradas rurais na região.
Os trabalhos estão sendo feitos neste primeiro momento na cidade de Ubiratã, em um trecho de 10 quilômetros, no distrito de Yolanda. A obra contempla o levantamento da estrada e a recomposição da microbacia. Em seguida as máquinas partirão em comboio para Iretama.
“A estrada rural é o principal ‘insumo’ que o município pode dar ao produtor para ele ter sucesso na sua produção. Se não tiver um transporte seguro, ágil e confortável ele será prejudicado. É o que podemos fazer para otimizar a economia de Ubiratã”, falou o prefeito da cidade, Fábio D’Alécio, que elogiou o início dos trabalhos. Ele destacou ainda a importância da patrulha. “É uma ferramenta muito importante”, reconheceu. As máquinas permanecerão no município por 20 dias. Os trabalhos foram iniciados há pouco mais de uma semana. O prefeito falou que futuramente o trecho que está recebendo as melhorias receberá cascalho.
O presidente da Comcam e do Condescom, Leandro César Oliveira, prefeito de Araruna, comemorou o início dos trabalhos da Patrulha Rural. Ele disse que esta era a sua principal missão, ao lembrar que as máquinas estavam paradas há cerca de um ano, por entraves burocráticos. “Colocar estas máquinas em funcionamento era um anseio de todos os prefeitos e nossa prioridade”, falou Oliveira. A patrulha vai atuar nos municípios correspondendo a um cronograma elaborado pelo Condescom.
Oliveira informou que a partir de agora o Condescom, vai pleitear duas usinas de asfalto para pavimentação nos municípios. “Todos os municípios têm esta dificuldade. Os altos custos impossibilitam resolver o problema como um todo. Acredito que o Consórcio vai conseguir baratear isso e nos dar suporte para avançarmos na questão da recomposição da malha viária nas cidades”, falou.
O Instituto do Desenvolvimento do Paraná (IDR-PR), disponibilizou uma equipe técnica para supervisionar os trechos que receberão os serviços. Uma das regras para os trabalhos, é que as máquinas sigam sempre em comboio às cidades. Ou seja, não será permitida a divisão da patrulha atendendo mais de um município ao mesmo tempo. Cada município colocará à disposição do Condescom seus operadores. “Como as máquinas da patrulha são novas elas vão apresentar um rendimento muito melhor”, comentou o chefe do núcleo Regional da Seab, em Campo Mourão, João Ricardo Barbosa Rissardo.
A Patrulha Rural foi adquirida com recursos de emendas parlamentares destinadas pelo deputado Rubens Bueno. O investimento ultrapassa R$ 3 milhões. Compõem a frota de máquinas um caminhão caçamba basculante; uma escavadeira hidráulica; uma motoniveladora; uma retroescavadeira; um rolo compactador vibratório; uma pá-carregadeira; e um trator agrícola.