Patrulha rural segue a todo vapor na região; Quinta do Sol está sendo atendida com serviços
A patrulha rural do Condescom (Consórcio do Desenvolvimento da Comcam), formado por 16 cidades da região, está com os trabalhos a todo vapor atendendo os municípios. Desta vez, recebeu os equipamentos, a cidade de Quinta do Sol.
O prefeito do município, Leonardo Romero e o vice-prefeito, Leandro Lucas Florêncio, informaram que cerca de 14 quilômetros de estradas rurais estão sendo recuperados pela patrulha. Parte do trecho, além de readequação, está recebendo cascalho.
“Um trabalho fenomenal que vem sendo realizado, gerando condições aos nossos produtores d escoar sua produção com tranquilidade. Além disso, estrada boa é sinônimo de mais conforto e segurança aos usuários em geral”, comentaram os gestores.
Romero destacou que o município é essencialmente agrícola e que obras que envolvem a manutenção das estradas rurais é uma das principais demandas. “Além de safra de grão, temos produtores de leite, criadores de frango, entre outras atividades que necessitam das estradas em condições favoráveis”, afirmou.
Após cerca de um ano paralisada por meras questões burocráticas, a patrulha rural está em operação desde o fim do ano passado. Já foram atendidos também pelos equipamentos os municípios de Ubiratã, Terra Boa, Iretama e Roncador. Mais de 90 quilômetros de estradas rurais já foram recuperados pelo programa.
O prefeito de Roncador, Vivaldo Lessa, que já foi atendido pelas máquinas, comentou a importância dos serviços. “Um trabalho de extrema importância para o escoamento da safra agrícola. São obras que geram mais conforto aos usuários e beneficia também o transporte escolar”, falou.
Em Roncador foi feito o alargamento para 7 metros de um trecho de 14,54 quilômetros e cascalhamento da via de acesso da rodovia PR-239 ao entreposto Coamo Tricolor. Além disso, os produtores rurais José Mello e Dr. Hélio fizeram a doação de 1 mil caminhões de cascalho à prefeitura para realização dos trabalhos. “Serviços de manutenção de estrada rural são uma demanda grande em todo município”, frisou Lessa.
O prefeito de Araruna, presidente da Comcam e do Condescom, Leandro Oliveira, afirmou que a patrulha rural é uma necessidade aos municípios da região. “Às vezes um município tem um caminhão, mas não tem um rolo compactador e vice versa. E como sabemos para que sejam feitas obras de qualidade é necessário um conjunto de equipamentos, como a nossa patrulha rural que tem máquinas de última geração”, observou.
A patrulha rural foi adquirida com recursos de emendas parlamentares destinadas pelo deputado Rubens Bueno. O investimento ultrapassa R$ 3 milhões. Compõem a frota de máquinas um caminhão caçamba basculante; uma escavadeira hidráulica; uma motoniveladora; uma retroescavadeira; um rolo compactador vibratório; uma pá-carregadeira; e um trator agrícola.
A Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (SEAB), núcleo Regional de Campo Mourão, acompanha os trabalhos na conferência dos projetos. Para receber a patrulha, os municípios devem apresentar um plano de trabalho detalhado ao Condescom sobre as obras que serão executadas.
Neste sentido o IDR-PR mantém uma equipe técnica verifica trechos que receberão os serviços para elaboração de um relatório técnico de vistoria em que são verificados quais serviços necessários em relação a obra demandada.
Uma das regras do serviço, é que as máquinas só devem seguir em comboio aos municípios. Ou seja, não é permitida a divisão da patrulha atendendo mais de uma cidade ao mesmo tempo. Além disso, os municípios estão colocando seus próprios servidores para operarem os equipamentos.