Peabiru inspira Governo de Santa Catarina a implantar o projeto ‘Caminhos de Peabiru’ no Estado

Inspirado em ações promovidas e coordenadas pelo historiador e pesquisador de Peabiru, Arléto Rocha, em parceria com a prefeitura, referente ao resgate do Caminhos de Peabiru, o Governo de Santa Catarina implantará o projeto nos mesmos moldes naquele Estado.

Para isso, convidou Arléto para fazer parte do projeto. O historiador apresentará o caso de sucesso da atividade na cidade, na Comcam, e também a nível de Paraná. Ele fará a apresentação já nessa segunda-feira (7), na cidade de Joinville (SC) a prefeitos do Estado, autoridades ambientais e da área do Turismo.

Arléto é um admirador do Caminhos de Peabiru. Dedica grande parte do seu tempo a estudos e pesquisas sobre o tema, desenvolvendo ações práticas, revertendo benefícios ao seu município.

O trabalho desenvolvido pelo pesquisador também eleva o nome da Comcam e do próprio Paraná a outros estados do Brasil, ultrapassando inclusive as fronteiras do País, chegando, por exemplo, a Alemanha, Austrália, Japão, Taiwan, Estados Unidos, entre outros. “Já tivemos participantes de todos estes países em eventos realizados no nosso município no Caminhos de Peabiru”, explicou o historiador.

Ele se disse honrado em ser convidado pelo Governo Catarinense para apresentar um panorama do que é o Caminhos de Peabiru. “Vejo como reconhecimento do trabalho que fazemos por Peabiru, pela Comcam e pelo Paraná. É com muita alegria que vamos repassar nossa experiência sobre o assunto”, disse, ao lembrar do apoio que sempre teve do poder público municipal para as ações.

O pesquisador ressalta que o Caminhos de Peabiru é um caso de sucesso para a sua cidade e à região. Uma realidade. Ações que funcionam na prática, beneficiando economicamente e culturalmente os municípios por onde passa o projeto. “Essa nossa ida a Santa Catarina será importante para troca de informações. Vamos fazer um intercâmbio. Porque é lá no Estado de Santa Catarina, na cidade de Barra Velha, ao norte de Florianópolis, que inicia o Caminhos de Peabiru”, explicou.

Ele disse que o projeto serve de integração aos municípios do Paraná e agora está atraindo também outros estados devido ao seu potencial turístico, como é o caso de Santa Catarina. “Nossa terrinha está servindo de modelo para isso, para esta integração do Caminhos. Estamos muito felizes de verdade com esta oportunidade”, ressaltou.

O historiador comentou que o Caminhos de Peabiru é um ‘tesouro’ ainda não usado por muitos municípios da Comcam. “O projeto é importante economicamente, historicamente, e culturalmente para toda a região. Só precisa de um olhar mais sensível dos gestores”, cobrou. “Talvez por termos isso ao nosso alcance não damos todo valor que merece. As pessoas da Europa e Estados Unidos, por exemplo, são apaixonados pelo assunto. Muitos que vêm à região para resolver outras questões, aproveitam para conhecer o Caminhos de Peabiru”, relatou.

Retomada

Arléto frisou que devido a pandemia da Covid-19, os passeios pelas trilhas foram suspensos. “Voltou no fim do ano passado, mas tivemos que paralisar novamente por causa do aumento dos casos da Covid-19. Estamos programando para retornar com as trilhas na segunda quinzena de março”, informou, ao acrescentou que é grande o número de pessoas solicitando o retorno da atividade.