Pesquisa de mestrado dá origem a livro sobre comunidades rurais de Araruna

A pesquisa de mestrado de Gabriel Henrique de Souza, finalizada no ano passado, pelo Programa de Pós-Graduação em História Pública, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, deu origem a publicação de um livro. A obra “Entrelaçando as memórias dos trabalhadores rurais em Araruna-PR: semeando com o público e conhecendo novas possibilidades de diálogos”, de autoria de Souza e Cyntia Simioni França (então orientadora do projeto), foi lançada recentemente, no dia 15 de junho.

São 237 páginas em que os autores narram as experiências dos trabalhadores rurais de Araruna, contando sobre suas histórias de vida, saberes, fazeres e vivências no campo.

Os poucos espaços em que as experiências no campo são valorizadas foi o que motivou a produção do livro. “Percebemos, ao longo da pesquisa, que as famílias rurais poucas vezes são lembradas na narrativa local. Por isso, possuíam pouco ou nenhum espaço para compartilhar seus saberes e fazeres do campo”, explicou o escritor.

O estudo foi desenvolvido ao longo dos anos de 2022 e 2023. Para isso, o pesquisador, sob orientação da docente, promoveu rodas de conversa, denominadas “cultivos”, com 30 trabalhadores da localidade, de sete famílias, sendo selecionado um casal de cada uma delas para narrar as experiências no campo.

O registro das experiências deles foi feito mediante gravação das falas. Também como forma de disponibilizar os saberes constituídos ao longo da pesquisa, foi criado um site, que pode ser acessado por meio do link: www.cultivosruraisdeararuna.com.br

Atualmente, mestre em História Pública, professor de História na rede estadual e privada de Campo Mourão, Souza contou que as publicações não devem parar por aí. “Pretendemos ampliar as produções futuras para realização de formação de professores na rede básica de ensino e construir novas possibilidades de dialogar com as memórias rurais dentro de sala de aula”, disse.

O lançamento do livro, com o tema festas juninas, bastante presentes nas celebrações rurais, aconteceu no dia 15 de junho, na comunidade Lirial de São Luís, em Araruna, e reuniu, entre outros, trabalhadores rurais protagonistas da pesquisa

Lançamento da obra: presença dos protagonistas

O lançamento, que aconteceu na comunidade Lirial de São Luís, em Araruna, contou com um público de aproximadamente 60 pessoas. Entre os participantes, estiveram presentes os trabalhadores rurais protagonistas da pesquisa, que participaram da elaboração do livro contando suas experiências de vida.

Também prestigiaram o momento professores, membros das comunidades vizinhas, familiares, amigos e demais pessoas. Como forma de simbolizar os costumes rurais, o evento teve como temática as festas juninas, comumente presentes nesses espaços.

Serviço

Interessados podem adquirir o livro físico, no valor de R$ 60,00, entrando em contato com Gabriel de Souza, via WhatsApp, (44) 99873-2308. O formato e-book também está disponível e pode ser baixado gratuitamente pelo link: https://tinyurl.com/36zub86n