Prefeita fecha comércio e decreta toque de recolher
A prefeita de Altamira do Paraná, Elza Aparecida da Silva (PSB), assinou decreto nesta sexta-feira (7), determinando novamente o fechamento do comércio não essencial pelo período de 7 dias. A medida, que passou a vigorar hoje, tem como objetivo conter a disseminação de coronavírus (Covid-19).
A cidade tem 6 casos confirmados da doença, dos quais cinco foram somente esta semana e outros 14 suspeitos. O fechamento foi decidido em conjunto entre o Comitê Municipal da Saúde de Comitê de Crise. Além disso, a prefeitura adotou também o toque de recolher das 20 às 6 horas, pelo mesmo período.
Podem continuar funcionando normalmente no município apenas os serviços essenciais como farmácia e drogarias; clínicas médicas, veterinárias e odontológicas em regime de urgência e emergência; distribuidoras de gás; postos de combustíveis, somente para abastecimento; serviços funerários; entre outros.
De acordo com o decreto, mercados, mercearias e similares podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e aos sábados das 8 às 12 horas. Já panificadoras e confeitarias podem abrir de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, aos sábados das 7 às 12 horas e domingos das 7 às 10 horas.
Restaurantes e lanchonetes podem funcionar somente no sistema de delivery até as 20 horas. Quem descumprir as regras poderá ser multado de R$ 500 a R$ 2.000,00.