Prefeita prorroga por mais 10 dias situação de emergência e fechamento do comércio

A prefeita de Roncador, Marília Perotta Bento Gonçalves (PSDB) baixou novo decreto prorrogando por mais 10 dias corridos a situação de emergência para enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), mantendo o comércio fechado. As medidas, que vêm sendo adotadas desde o dia 19 de março, vigoram agora até o dia 10 deste mês. 

A exemplo do decreto anterior, apenas serviços considerados essenciais continuam funcionando na cidade, entre eles: bancos, cooperativas de crédito, lotéricas, farmácias, supermercados; postos de combustíveis; distribuidoras de água e gás, serviços funerários, estabelecimentos de produtos veterinários, e panificadoras.

O funcionamento destes estabelecimentos deve atender regras estabelecidas, como restrições de aglomeração; organização de filas, dentro e fora do estabelecimento mantendo-se distância mínima de 2 metros entre as pessoas, entre outras.  Já os mercados devem limitar a venda de mercadorias de forma a impedir a formação de estoque por parte do consumidor.

Fornecedores de itens de primeira necessidade, como alimentos prontos e medicamentos, podem funcionar apenas pelo sistema delivery, desde que permaneçam com suas portas fechadas ao público. Já serviços contábeis apenas para serviços inadiáveis e cartorários, serão permitidos somente atendimentos considerados emergenciais obrigatórios.

Oficinas mecânicas, elétricas, borracharias e poderão funcionar somente para atender urgência e emergência e a portas fechadas; petshops, lava car e similares, poderão funcionar também, mas de portas fechadas e no sistema “busca e entrega”.

A prefeitura recomenda ainda aos estabelecimentos, cujo funcionamento tenha sido excepcionalmente autorizado, a adoção de jornada única de 6 de horas, com o intuito de reduzir e evitar a circulação, nas vias públicas, de seus empregados e colaboradores.

Toque de recolher 

Está vigorando também no município o toque de recolher das 19 às 6 horas. O objetivo é evitar a circulação de pessoas nas ruas para prevenir a disseminação de Covid-19. Além disso a prefeitura instalou barreiras sanitárias na entrada da cidade. O toque de recolher foi adotado também por Luiziana, Mamborê, Iretama, Nova Cantu, Boa Esperança, e Farol.