Prefeito anuncia ‘hospital de campanha’ e testagem em massa da população

O prefeito de Nova Cantu, Airton Agnolin (PDT), anunciou que implantará no município uma espécie de 'hospital de campanha' no Colégio Castro Alves para abrigar todos os moradores que positivarem para coronavírus (Covid-19) para facilitar o acompanhamento médico. O local já passou por desinfecção. Além disso, o gestor informou que o município fez a aquisição de 2 mil testes rápidos para testagem em massa da população, para detecção do vírus. Fará ainda a distribuição de máscaras N-95 aos moradores. O objetivo é conter a disseminação da covid.  

“Vamos fazer um rastreio de toda a população com testes rápidos (aquele que fura o dedo)”, afirmou Agnolin. O objetivo é identificar anticorpos no sangue dos pacientes portadores. O exame é feito geralmente no sétimo dia de sintoma. Os testes serão feitos priorizando moradores que estão com familiares positivados. “Fez o teste, deu negativo, será repetido novamente. Se der positivo, o paciente será encaminhado ao posto para fazer o PCR para detectar a variação do vírus”, explicou o gestor. 

Conforme os médicos do município, que atuam na linha de frente da pandemia, 'este é o caminho certo'. “Até porque podem haver portadores assintomáticos que vão transmitir o vírus  para outras pessoas.  Nova Cantu sai na frente dos outros municípios com o fato de testar a população em massa. É uma medida de fundamental importância”, afirmaram os profissionais. Os testes já foram adquiridos pela prefeitura. Devem chegar ao município entre esta terça ou quarta-feira. 

Sobre o 'hospital de campanha',  que será improvisado no colégio Castro Alves, Agnolin explicou que o local é mais adequado para isolamento dos moradores positivados para covid. Além da proximidade do hospital, o que facilita o acompanhamento médico, fica mais fácil fazer com que os contaminados cumpram o confinamento. “O colégio tem boa estrutura. Nossa ideia é: positivou, a pessoa vai permanecer no colégio. E vamos colocar profissionais da saúde para acompanhá-las”, afirmou.

Caso a pessoa positivada se negue a permanecer no 'hospital de campanha', ela será convidada a fazer um vídeo afirmando que está positivado, autorizando o município a publicar em suas redes sociais, para que seja evitado o contato com outros moradores. Uma espécie de forma de precaução. “Se não concordar nem com isso, vamos encaminhar ao Ministério Público”, informou o prefeito, que pede a compreensão da população. “Estas medidas vão facilitar muito para nossas equipes de saúde”, ressaltou. 

Balanço

Agnolin fez um balanço positivo das duas semanas em que adotou o lockdown no município, de quinta a segunda-feira. Segundo ele, os casos ativos caíram de 281 para 134. “Vamos continuar com todas as ações de restrições”, avisou. Durante as últimas semanas, o município emitiu 27 autuações e está processando criminalmente um empresário da cidade e outras duas pessoas por difamação e calúnia. “Com vida não se brinca”, falou. 

O prefeito informou que nesta semana, o comércio funcionará com atendimento presencial das 6 às 20 horas, até a quarta-feira (2). Na quinta-feira, feriado de Corpus Christi, fecha tudo. Reabre na sexta-feira (4) até às 20 horas. E permanece fechado no sábado e domingo. Ele lembrou que continua valendo no município o toque de recolher das 20 às 6 horas, além da lei seca no período.

“O município não vai parar com as medidas de contenção. Vamos continuar buscando alternativas. Enquanto não estivermos todos vacinados temos que nos precaver. Neste momento segure seus parentes. Não é hora de vir no Cantu”, pediu o prefeito aos moradores, se referindo ao feriado desta semana.