Prefeito anuncia reforço na segurança em escolas de Boa Esperança e restrição de acesso nas unidades

O prefeito de Boa Esperança, Joel Celso Buscariol (MDB), gravou um vídeo em seu gabinete e divulgou na página oficial do Facebook, nesta quinta-feira (13), anunciando medidas para garantir a segurança e tranquilidade nas escolas do município. Ele se manifestou publicamente após uma reunião com secretários municipais, vereadores, diretores de escolas e Promotor de Justiça da Comarca.

“Estive em Curitiba nesta semana onde tratei sobre assunto segurança de nossas crianças no ambiente escolar. Retornei na quarta-feira (12) e nesta quinta-feira (13), fiz reunião com todos os secretários, vereadores, diretores das escolas, promotor de Justiça da Comarca de Mamborê. Veno aqui hoje anunciar que a partir de amanhã [sexta-feira], todas as escolas de Boa Esperança vão ter segurança dentro do ambiente escolar”, afirmou.

O gestor disse que o episódio em Santa Catarina, na cidade de Blumenau, onde quatro crianças foram mortas a machadadas após uma invasão a uma creche, aumentou a preocupação nos municípios com relação a segurança no ambiente escolar e que medidas precisam ser adotadas com urgência.

Buscariol informou ainda que o acesso às escolas no município será restrito. Ou seja, só vai entrar nos estabelecimentos de ensino professores, funcionários e alunos. “Conto com o apoio e ajuda dos pais”, frisou.

Região

O assunto tem se tornado pauta principal de discussão em vários municípios da Comcam. A ‘correria’ dos prefeitos é para evitar e prevenir ações que coloquem em risco a integridade física de estudantes, professores e funcionários das escolas. Em Engenheiro Beltrão, por exemplo, uma nova reunião será realizada a partir das 15 horas desta quinta-feira para discutir medidas efetivas de segurança nos estabelecimentos de ensino da cidade. Serpa no no gabinete do prefeito Júnior Garbim.

A reunião, solicitada pelo gestor , contará com representantes das forças de segurança do município, como Polícia Civil e Militar e também com a secretária de Educação, Rita de Cássia.“Temos acompanhando um momento de muita tensão e preocupação entre pais e professores em escolas de todo o Brasil devido a onda de ataques e ameaças registradas nos últimos dias. Por esse motivo, estaremos reunidos com as forças de segurança de nossa cidade para discutir ações efetivas visando garantir total segurança aos alunos das escolas e centros municipais de ensino”, disse o prefeito.

Ele comentou que a intenção é discutir com as autoridades policiais a elaboração de um plano de ação para enfrentar o momento, visando garantir a integridade dos alunos, professores e funcionários municipais. “Precisamos criar todos os mecanismos de defesa que estiverem ao nosso alcance para garantir a segurança e a paz no ambiente escolar. Ao deixar os filhos na escola, os pais precisam ter a certeza de que estarão seguros”, falou ele que na semana passada já esteve reunido com o comandante do destacamento da Polícia Militar que assegurou o reforço das diligências nas proximidades das escolas.