Prefeito de Altamira do Paraná diz que IBGE ‘falhou’ nos dados
Descontente. Assim é o sentimento do prefeito de Altamira do Paraná, José Etevaldo de Oliveira. Definitivamente, ele não acredita que a população do município tenha diminuído, conforme dados do Censo Demográfico 2022, do IBGE. “Nossa população aumentou. E não diminuiu”, afirmou. No Censo de 2010, Altamira contava com 4306 habitantes. Agora, 3590. Queda de 16,63%.
Oliveira alega que houve muitas falhas por parte dos recenseadores do IBGE. A começar, com vizinhos fornecendo informações de outros moradores. “Aqui muita gente foi entrevistada para falar de vizinhos, que não estavam naquele momento. Sem contar com uma localidade que havia sido esquecida por eles”, disse.
Outro fator levantado também está na fixação dos próprios habitantes. Se, até pouco tempo, residentes deixavam o município em busca de novas oportunidades, agora, não mais. “Temos cerca de 400 trabalhadores daqui que se locomovem todos os dias até outras cidades. Eles atuam em duas grandes empresas da região. Ao invés de deixarem a cidade, continuam aqui”, explicou.
IBGE
Chefe da Agência do IBGE em Campo Mourão, Marcos Vinicius Vicente, disse que a pesquisa de Altamira, a exemplo de todos os municípios, passou por uma verificação por satélite. “Um dos locais tinha ficado de fora. E eu mesmo comuniquei o fato. Então o encontramos por satélite. E fui lá pessoalmente. Não tem como falar que o município aumentou sua população”, explicou.
Segundo ele, o “erro” apontado pelo prefeito foi corrigido, aumentando o número populacional em mais de 100 pessoas. “Dizer que aumentou a população não tem sentido via oscilatórios e verificações. Temos cadastros de endereços. Temos todos os pontos de energia para comparação. Prefeitos não aceitarem faz parte do processo”, explicou Marcos.