Prefeito discute construção de 52 casas populares no Distrito do Guarani

O prefeito de Mamborê, Sebastião Martinez, participou de reunião nesta semana em seu gabinete com a chefe do escritório regional da Cohapar, em Campo Mourão, Marli Dziubate, para tratar da construção de 52 moradias populares no Distrito do Guarani pelo programa do Governo do Estado “Casa Fácil-Vida Nova”.

O programa é voltado a atender famílias em situação de vulnerabilidade social e inscritas no cadastro da Cohapar, especialmente aquelas que residem em áreas de risco. De acordo com o gestor, as notícias “são boas”. Ele informou que a prefeitura, junto à Cohapar, já iniciou o projeto para a construção das moradias. “Faltam apenas alguns documentos para formalizar o projeto destas casas”, afirmou.

Segundo Martinez, cumprindo todos os requisitos, a licitação de empresa pela Cohapar para a construção deve ser realizada até junho, com o início das obras a partir do segundo semestre deste ano. “Logo, logo, as famílias do Guarani, inscritas no programa, serão contempladas com estas moradias. Fizemos este compromisso junto aos moradores daquela comunidade e, com a colaboração do Governo do Estado, estaremos cumprindo”, enfatizou o prefeito.

Segundo ele, com as novas moradias, as famílias contempladas realizarão o sonho da casa própria, viverão com mais dignidade e terão mais qualidade de vida. O projeto para as unidades habitacionais foi iniciado pelo município ainda em 2023, em parceria entre a Cohapar, Banco Internacional e a prefeitura de Mamborê. As famílias que receberão as casas são previamente cadastradas e selecionadas atendendo aos critérios do programa.

A primeira-dama do município, Margarete Martinez, secretária de Assistência Social, que participou da reunião, destacou a importância do programa. Segundo ela, o projeto leva esperança e oportunidade de uma vida melhor para as famílias. Participaram também da reunião, a coordenadora regional da Cohapar, Jaqueline Moreira, e o assistente social de Mamborê, Carlos Liss.

O programa

O “Casa Fácil – Vida Nova” é um programa habitacional do Estado do Paraná voltado para atender famílias em situação de vulnerabilidade social e inscritas no cadastro da Cohapar, especialmente aquelas que residem em áreas de risco. O objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida da população, por meio da moradia digna e segura, como vetor de desenvolvimento social, familiar e comunitário.

A iniciativa, que é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, a Cohapar, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e municípios, consiste na produção de empreendimentos habitacionais com infraestrutura urbana completa, garantindo o acesso a serviços essenciais como abastecimento de água, energia elétrica, esgotamento sanitário, escoamento de águas pluviais, pavimentação, calçada, meio-fio, iluminação pública, entre outros itens necessários para a segurança, bem-estar e salubridade dos moradores.