Prefeito nega caso de Covid-19 e diz que solicitará correção à secretaria de Estado

O prefeito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi (Cidadania), ficou surpreso com a notícia divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa), nessa terça-feira (2), de que o município teria um caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19).  

No entanto, segundo o gestor, a informação está errada. Miliossi nega o caso, e disse que a pessoa que aparece no boletim epidemiológico da secretaria não reside mais no município já há algum tempo.  Ele disse que já solicitou à Sesa que faça a correção da informação.

Segundo Miliossi, atualmente, o paciente mora na cidade de Novo Progresso, no estado do Pará e está internado em um hospital de Sarandi, onde está tratando da doença. Ele passa bem. “Gostaria de fazer um esclarecimento à população que ficou apreensiva com a notícia de que um paciente da cidade estaria contaminado com Covid-19. O dado apareceu no boletim do Estado. Mas Barbosa Ferraz não tem nenhum caso confirmado de coronavírus. Que fique bem claro isso. Havia apenas um casos suspeito, mas nem é este que está sendo listado na planilha do Estado”, informou. 

O prefeito acredita que a Sesa tenha vinculado o caso a Barbosa Ferraz porque o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do paciente ainda está registrado na cidade. Apenas familiares dele ainda residem no município. “Acreditamos que tenha ocorrido este mal entendido por conta dessa situação de o cartão do SUS”, frisou.     

Miliossi pediu à população que acompanhe os dados do Covid-19 pelo “Boletim Coronavírus”, divulgado diariamente pela prefeitura.  “Peço mais uma vez a todos que fiquem atentos aos resultados que postamos na página da prefeitura. Estes são os resultados reais. Graças a Deus, não tem nenhum caso confirmado em Barbosa Ferraz até o momento”, ressaltou.

Desde o início da pandemia, o município adotou um rígido plano de enfrentamento ao vírus, como restrições no funcionamento do comércio, obrigatoriedade do uso de máscaras pela população, fornecimento de álcool em gel pelos empresários aos colaboradores e clientes, acompanhamento de moradores no comércio com aferição de temperatura corporal, exigência do distanciamento social, desinfecção de ambientes e vias públicas, entre outras. 

Números

De acordo com o último “Boletim Coronavírus” divulgado pela prefeitura, a cidade tem 57 casos notificados, 8 descartados, e 8 moradores em isolamento domiciliar.