Prefeito reeleito de Janiópolis fala sobre projetos e desafios da gestão
Reeleito prefeito de Janiópolis após receber 67,05% dos votos válidos, um total de 2.591 votos, o advogado Ismael Jose Dezanoski (PSD), 62, concedeu entrevista exclusiva à TRIBUNA em que fala dos projetos e desafios para a próxima gestão e avalia o resultado nas urnas. Seu vice-prefeito é o também advogado Eides Guedes (PSB). Dezanoski venceu Almir Gonçalves Barros (Cidadania), que recebeu 1.273 votos (32,95%).
Para os próximos anos, o prefeito reeleito disse que já tem ‘engatilhado’ um projeto de pavimentação asfáltica em praticamente todo o restante da cidade e também recape asfáltico. “Vamos fazer também a reforma da rodoviária; construção de um barracão para recicláveis; ampliação do cemitério; entre várias outras obras de infraestrutura”, adiantou.
Segundo ele, o principal desafio para a próxima gestão será vencer a pandemia de coronavírus (Covid-19) e sobreviver à queda de arrecadação cada vez mais abrupta. Sobre o resultado nas urnas, que recebeu uma votação expressiva, Dezanoski disse que a população reconheceu o seu trabalho neste primeiro mandato.
“Acredito que nosso trabalho foi reconhecido pelos moradores. Procuramos fazer um trabalho o mais correto possível. Faltou muito ainda, mas fizemos bastante também. Para o próximo mandato vamos ‘tocar o barco’ da mesma forma: com pés no chão, muita transparência e responsabilidade e vontade de trabalhar”, ressaltou. Leia abaixo a entrevista completa.
Passada a euforia das eleições qual o sentimento neste momento?
O sentimento é de gratidão. Quero agradecer a população pela votação expressiva. Acredito que reconheceram o nosso trabalho e acreditaram nas nossas propostas para os próximos quatro anos. Estamos muito felizes e motivados.
O senhor foi reeleito com 2.591 votos (67,5%). A que o atribui esta votação expressiva?
Acredito que nosso trabalho foi reconhecido pelos moradores. Procuramos fazer um trabalho o mais correto possível. Faltou muito ainda, mas fizemos bastante também. Em questão de recursos fizemos muito com pouco. Tivemos que tomar muitas medidas drásticas, pensávamos até que isso custaria a nossa reeleição. Mas o povo entendeu que seria o caminho correto e nos reconduziu novamente à prefeitura. Vamos ‘tocar o barco’ da mesma forma: com pés no chão, muita transparência e responsabilidade e vontade de trabalhar.
Como avalia o resultado nas urnas?
Não poderia ser melhor. A votação foi muito expressiva. Isso faz com que tenhamos um compromisso ainda maior. Vamos nos esforçar muito para atender cada demanda.
A responsabilidade pesa mais com a reeleição?
Eu acredito que a responsabilidade é mesma do primeiro mandato. O que aumenta naturalmente são as cobranças. Acredito que até mais do que a reeleição, a votação expressiva pesa mais. Mas vamos retribuir com muito trabalho, esforço e dedicação. Posso garantir que a população não se decepcionará.
Quais os principais projetos para o próximo mandato?
Estamos já ‘engatilhando’ um projeto de pavimentação asfáltica em praticamente todo o restante da cidade e também recape asfáltico; reforma da rodoviária; construção de um barracão para recicláveis; ampliação do cemitério; entre várias outras obras de infraestrutura.
Qual a principal dificuldade nesta gestão e o que espera para os próximos quatro anos?
Além da queda de arrecadação que afetou todas as prefeituras do Brasil, sofremos muito com a pandemia do coronavírus. O gestor foi muito castigado pela pandemia. Tivemos que tomar medidas drásticas prejudicando ainda mais arrecadação. Foi um caos do qual ainda não nos livramos. A nossa esperança é que melhore a situação a partir do próximo ano principalmente em relação ao coronavírus. Não podemos desanimar.
Qual sua avaliação da composição da Câmara de Vereadores?
Ótima! Nossa coligação elegeu 6 de 9 vereadores. E os demais eleitos pela oposição são pessoas compromissadas com a cidade as quais temos bom relacionamento. Acredito que o relacionamento entre Executivo e Legislativo será o mais harmonioso possível na próxima gestão.
Haverá interferência do prefeito na eleição para presidente?
De maneira alguma. A Câmara é soberana nos seus atos. Tem que ser independente também na escolha do seu presidente. Por isso não vamos interferir. Acreditamos que os vereadores entrarão em consenso e escolherão o nome mais indicado.
Sua equipe será mantida a mesma ou haverá mudanças no quadro de secretários?
A princípio continuamos com o mesmo time. Vamos ver agora a partir de janeiro como será. Talvez ocorra de fazermos alguma mudança, mas coisa mínima. Atualmente temos uma equipe bastante alinhada, secretários e servidores públicos sérios e competentes que estão sempre dando o seu melhor. Isso temos que reconhecer.
O que espera do seu vice-prefeito, o Dr Eides?
Espero um vice-participativo. Nosso vice é uma pessoa muito bem centrada e tranqüila. Tem uma experiência administrativa muito grande. Com certeza vai ser muito importante na gestão e acredito que terá grande colaboração.
Como foi a sua campanha eleitoral?
De modo geral a campanha foi bem tranqüila. Muito enxuta com relação a gastos. Seguindo todas as medidas preventivas do coronavírus fomos de porta em porta. Tivemos uma campanha de propostas e sem ataques políticos. Isso também fez toda a diferença para nossa votação expressiva.
Início de 2021 tem eleição para presidência da Comcam. Há interesse?
De nossa parte não. Vamos focar no nosso município.
Os pequenos municípios sobrevivem principalmente da ajuda dos Governos do Estado e Federal com repasses de recursos. Em Janiópolis como foi esta relação no primeiro mandato e como espera que seja para o segundo?
Esta parceria é muito importante para os municípios menores. Em Janiópolis tivemos um ótimo relacionamento com o governo do Estado e Federal conseguindo um montante importante de recursos para obras, entre outras ações de governo. Tenho certeza que vamos continuar com esta parceria para os próximos quatro anos. Município pequeno não pode ficar isolado se não ele ‘afunda’ de vez.
Qual a mensagem à população de Janiópolis que confiou mais um mandato a você?
A mensagem que eu deixo é que podem acreditar no prefeito. Serei um prefeito de todos. A eleição terminou dia 15, vamos trabalhar para todos sem distinção de partido. Vamos trabalhar incansavelmente para fazer um mandato ainda melhor, totalmente dedicado ao desenvolvimento da nossa cidade e às pessoas menos favorecidas. Vamos trabalhar sempre de maneira muito transparente, ouvindo a população. Vamos honrar cada voto. E desde já peço a união de todos em prol da cidade, vereadores, políticos adversários, e a população em geral. Unidos somos mais fortes.